Moradores do porto do Km-11, em Tucuruí no sudeste paraense, interditaram na noite desta segunda-feira (16), por volta das 20h, um trecho da PA-263 para protestar contra a Equatorial Energia. A revolta se deu depois que os moradores ficaram horas sem energia elétrica. Os manifestantes disseram que ficaram sem energia em todas as casas da localidade desde as 8h da manhã.

Os comerciantes da área encorparam o coro contra a concessionária alegando prejuízos devido a falta de energia que é recorrente. São donos de peixarias, geleiras, padarias, mercadinhos que alegam que seus produtos, a maioria perecíveis, acabam estragando pela falta de energia.

A Polícia Militar esteve no local e negociou com as pessoas que protestavam para liberar por 10 minutos cada via. Um caminhão da Equatorial ficou preso na manifestação e os funcionários impedidos de transitar.

Depois de quase uma hora, uma equipe de plantão da empresa chegou ao local para fazer o reparo em um dos transformadores, que segundo o funcionário da empresa estava com problema no porta fusível (canela desligada).

O embate entre moradores do porto e a concessionária vem se arrastando há um ano, desde que começou a interligação das redes ao sistema da empresa. Hoje, os moradores não têm conta contrato ou um número de unidade consumidora para registrar a reclamação.

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Após a energia ser restabelecida, a pista foi totalmente liberada pelos manifestantes.

Em nota a Equatorial Energia se posicionou a respeito:

A Equatorial Energia Pará informa que o fornecimento de energia no Km 11, em Tucuruí, foi normalizado às 20h, desta segunda-feira (16). A interrupção foi ocasionada por um urubu na rede elétrica.

O embate entre moradores do porto e a concessionária vem se arrastando há um ano
📷 O embate entre moradores do porto e a concessionária vem se arrastando há um ano |Divulgação

A empresa esclarece que há aproximadamente 3.100 instalações residenciais na Vila Permanente e Km 11. Deste número, 350 instalações ainda não estão cadastradas junto à Equatorial, ou seja, não possuem conta contrato.

Em tempo, a distribuidora ressalta que para atendimentos, como falta de energia, é necessário que o cliente abra uma ocorrência por meio dos canais de atendimento: pelo telefone 0800 091 0196, o site www.equatorialenergia.com.br, ou pelo WhatsApp com a Clara no DDD 91 3217-8200. Vale lembrar que por meio dos canais de atendimento, os clientes podem ter acesso ao número da sua conta contrato ao informar o seu CPF.

Os comerciantes da área encorparam o coro contra a concessionária alegando prejuízos devido a falta de energia que é recorrente Foto: Divulgação

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