plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
UM ANO DA MORTE

Avião de Marília Mendonça estava fora da zona de proteção

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou, nesta sexta-feira (4), o resultado parcial das investigações sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Avião de Marília Mendonça estava fora da zona de proteção camera Morte da cantora Marília Mendonça completa um ano neste sábado (5) | Reprodução

A morte de uma das artistas mais queridas e promissoras do Brasil vai completar um ano neste sábado (5). Marília Mendonça, a "rainha da sofrência" ou a "patroa", como também era conhecida, perdeu a vida no dia 5 de novembro de 2021, ao ir para um show no município de Caratinga (MG). O avião em que ela e outras pessoas estavam caiu quando estava pousando no aeroporto daquela cidade.

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou, nesta sexta-feira (4), o resultado parcial das investigações sobre o acidente aéreo que matou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas. Segundo o delegado Ivan Lopes, ficou comprovado que, no momento da queda, o bimotor Beech Aircraft voava muito baixo e fora da área de proteção delimitada em volta do aeródromo de Caratinga (MG).

Os investigadores ainda aguardam laudo dos motores, que pode ajudar a entender o motivo de a aeronave voar tão baixo no momento do acidente. “Se a gente descartar, de fato, qualquer falha nos motores que fizesse que a aeronave voasse tão baixo, aí, a gente consegue caminhar para a conclusão de falha humana”, explicou o delegado durante coletiva em Belo Horizonte.

Marília morreu após a queda do avião em 5 de novembro de 2021. Ficou comprovado que o bimotor caiu após se chocar com uma linha de transmissão, no momento do pouso. Além da cantora, morreram na queda o produtor dela, Henrique Ribeiro; o tio e assessor, Abicieli Silveira Dias Filho; o piloto Geraldo Medeiros; e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.

Mesmo após sua morte, a cantora ainda é líder de execuções nas rádios do Brasil, de streamings no Spotfy e no Youtube. Recentemente foi lançado uma sequencia de músicas e clipes dela com regravações de diversos artistas brasileiros, como o cantor Leonardo. Ela fez a gravação de todas as músicas antes de falecer. Veja abaixo:

Marília Mendonça - Te Amo Demais - Decretos ReaisOuça agora na sua plataforma digital favorita: https://somlivre.lnk.to/Decretos_Reais_Vol1LetraComposição: C... Marília Mendonça

Afastou muito

De acordo com o delegado Ivan Lopes, depoimentos de dois pilotos que estavam na região do acidente foram importantes na investigação. Um deles confirmou que o piloto do avião de Marília chegou a comunicar por rádio que estava se preparando para pousar. Ele deveria ter pousado em cerca de 1 minuto e 30 segundos, após fazer essa comunicação por rádio.

Veja também:

Um ano sem Marília Mendonça: 1º show oficial foi no Pará

Alckmin diz que Bolsonaro sinalizou “transição tranquila”

WhatsApp começa liberar grupo com mais de mil pessoas

No entanto, outro piloto que estava no aeródromo percebeu que a aeronave se afastou muito para fazer a manobra de pouso. Segundo esses pilotos, no pouso padrão em Caratinga, a manobra para pouso é feita dentro da zona de proteção. Essa área é um raio de 3km em volta da pista — essa informação fica em um documento que o piloto tem acesso antes de pousar.

Os investigadores ainda aguardam laudo dos motores, que pode ajudar a entender o motivo de a aeronave voar tão baixo no momento do acidente
📷 Os investigadores ainda aguardam laudo dos motores, que pode ajudar a entender o motivo de a aeronave voar tão baixo no momento do acidente |Pedro Vilela / Getty Images

Esse documento é o Notice to Airman (Notam), que informa sobre mudanças na zona de segurança. “A gente nunca vai saber por que o piloto se afastou tanto. (…). No campo da especulação, se descartar problema no motor, talvez ele quis fazer uma rampa mais suave, para dar conforto maior para pousar”, afirmou o delegado Ivan Lopes.

Fora da segurança

Acontece que o avião em que estava Marília saiu dessa zona para fazer a manobra de pouso e acabou se chocando na linha de transmissão de energia elétrica. Não havia obrigação dessa linha de transmissão estar sinalizada, já que ela estava fora dessa área de proteção — o pouso nesse aeródromo é feito de maneira visual.

“O piloto acabou saindo do padrão de pouso em Caratinga. É obrigatório fazer esse procedimento de ‘perna esquerda’ (manobra) dentro da zona de proteção do aeródromo? Não. O piloto tem a liberalidade de entender o que ele precisa para pousar. Qualquer eventual obstáculo, se tiver, não vai mais estar no Notam, é por conta e risco dele, é o visual dele que vai orientá-lo”, destacou o investigador.

A investigação deve ser concluída após a Polícia Civil ter acesso ao laudo do motor. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), também conduz uma investigação, que está em fase final.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias