plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Escolas estaduais participaram do concurso de Redação do TJ

Ao todo 144 municípios participaram do concurso do TJ com o tema “Tribunal de Justiça do Pará: 150 anos garantindo acesso à justiça no Ano de Sesquicentenário do Tribunal de Justiça do Pará”.

Imagem ilustrativa da notícia Escolas estaduais participaram do concurso de Redação do TJ camera Alunos no lançamento do Concurso Estadual de Redação: 150 anos do TJPA | (Marco Santos/ Agência Pará)

Janeiro 2024 registrou 148 crimes violentos. Em janeiro de 2023 foram 155 delitos, e esse era até então o melhor mês na linha histórica. O trabalho consolidado na Segurança Pública pelo Governo do Pará garantiu que o primeiro mês de 2024 seja apontado como o melhor entre todos na linha histórica na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, desde 2010. O estudo será apresentado hoje pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, destaca ainda janeiro de 2024 como o melhor janeiro dentre todos, desde 2010.

REDUÇÃO

No comparativo com 2019, início da atual gestão em que janeiro registrou 284 crimes violentos, a redução em CVLI chega a 48% e representa 136 vidas preservadas. Na comparação com 2018, em que o Pará teve 404 CVLIs, a redução alcança 63%, o que aponta a preservação de 256 vidas paraenses. O crime de homicídio também queda no Pará em janeiro de 2024: de 1º a 31 houve 143 homicídios, reduzindo a 4% em relação ao mesmo período de 2023, mas reduzindo também 46% no comparativo com 2019 e 63% quando comparado com 2018.

QUEDA

Em janeiro de 2019 foram 267 homicídios e 386 em janeiro de 2018. Já o crime de roubo em 2024 janeiro computou 3.161 ocorrências, reduzindo em 20,62% em relação a janeiro de 2023, que fechou com 3.982 delitos. Em números absolutos foram 821 roubos a menos entre janeiro de 2024 e 2023. No comparativo com janeiro de 2018, que teve 10.779 delitos deste tipo, a redução atinge 71%, representando 7.618 delitos a menos, mais que o dobro do registrado somente em janeiro de 2024.

INSEGURANÇA

Um barco de remo olímpico do Paysandu com 8 atletas foi abalroado na manhã do último sábado por uma lancha com cerca de 10 passageiros, que fazia a travessia para a ilha do Combu, em frente ao antigo Novotel. Um dos atletas percebeu a aproximação da lancha em alta velocidade e ainda gritou e gesticulou, mas sem sucesso. A lancha bateu e passou por cima do barco. O barco de remo começou a emborcar e felizmente apenas 2 atletas se feriram sem gravidade. O fato mostra a urgência das autoridades busquem formas seguras de fazer a travessia para todos que usam o rio, seja para lazer, esporte e trabalho antes que algo de mais grave ocorra.

Conteúdos relacionados:

PROTEÇÃO

Em meio ao clássico entre Clube do Remo e Paysandu Sport Club realizado ontem, o governador Helder Barbalho entregou oficialmente a Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos (DPTGE) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher no Estádio Olímpico do Pará “Jornalista Edgar Proença”, o Novo Mangueirão. A DPTGE, voltada para investigar crimes e contravenções penais, especialmente aqueles previstos na Lei Geral do Esporte, terá foco em ocorrências envolvendo torcidas organizadas e eventos com mais de 10 mil pessoas.

TRÂNSITO

O governo do Estado inaugura hoje o novo prédio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Parauapebas. O prédio ganhou móveis novos e os espaços se tornaram mais amplos. O bloco dos exames de moto e legislação estão mais confortáveis aos usuários e o setor dos agentes de fiscalização de trânsito foi revitalizado. A área de vistoria está mais ampla e segura. A grande novidade é um novo parque gráfico, que passa a atender o setor de emissão de documentos. As Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) antes emitidas na gráfica de Marabá, passam a ser impressas na própria Ciretran de Parauapebas.

CONCURSO

Ao todo, 693 escolas estaduais em 144 municípios participaram do concurso de Redação promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado com o tema “Tribunal de Justiça do Pará: 150 anos garantindo acesso à justiça no Ano de Sesquicentenário do Tribunal de Justiça do Pará”. Os estudantes que conquistaram os três primeiros lugares são, pela ordem, de escolas estaduais de Limoeiro do Juru, Belém e Santarém e cada um recebeu um notebook. A premiação ocorreu sábado na solenidade comemorativa pelos 150 anos de instalação do Tribunal, no Theatro da Paz.

LINHA DIRETA

- O livro “Tão Longe e Tão Distante” que conta a história das vivências do maestro Carlos Gomes, em Belém, desde da década de 1870 a 1896, será lançado no próximo dia 15, no Salão Nobre do Theatro da Paz e no dia 16, no Museu de Arte em Belém (Mabe), pelo professor e membro da Academia Paraense de Música, maestro Jonas Arraes.

- O Ministério Público do Estado realiza nos dias 7 e 8 de março, na Estação das Docas, em parceria com a AMPEP, o seminário “Ministério Público e a COP30: Perspectivas e desafios”. No mesmo evento ocorre a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

- As Diretorias de Foro das Seções Judiciárias da 1ª Região (que abrange 12 unidades federativas, entre as quais o Pará) agora podem adotar medidas no caso de descumprimento de cartas precatórias, solicitação em que um juiz solicita a outro em estado diferente a realização de algum ato processual.

- A nova competência atribuída aos diretores de Foro vai ajudar a acelerar a tramitação dos processos nos quais são expedidas as cartas precatórias e decorre de alterações em dispositivos do Provimento Coger 10126799.

- As carretas de atendimento do CNH Pai D’égua para os públicos em Belém, Outeiro e Mosqueiro seguem funcionando até quarta-feira, no horário de 8h às 18h. O resultado final dos selecionados sai em 23 de fevereiro no site do Detran.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias