plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Belém lança plataforma para facilitar licenciamento de eventos

Veja esse e outros destaques na coluna Repórter Diário desta sexta-feira, 15

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Belém lança plataforma para facilitar licenciamento de eventos camera A Prefeitura de Belém lançou ontem (14) a plataforma “Descomplica Belém”. | Felipe Souza/ Agência Belém

Um estudo elaborado por pesquisadores do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e de instituições internacionais mostra que a recuperação de boa parte da Amazônia ainda é possível – desde que sejam adotadas medidas urgentes e coordenadas de conservação. No artigo “Pontos de não retorno das florestas amazônicas: para além dos mitos e em direção a soluções”, publicado na revista científica Annual Review of Environment and Resources, os pesquisadores argumentam que ainda há grandes incertezas sobre um “ponto de não retorno” único para todo o sistema amazônico.

FATALISMO

Segundo o estudo, existem múltiplos riscos para colapsos ecológicos com diferentes características para diferentes regiões da Amazônia. A boa notícia é que vários desses riscos podem ser evitados com ações ambiciosas e imediatas. O destino da Amazônia não está predeterminado por um único ponto de não retorno – escolhas e políticas tomadas hoje podem direcionar a região para um futuro mais sustentável. Segundo o artigo, enfatizar demais o risco sem considerar algumas das suas incertezas pode gerar um sentimento de fatalismo, reduzindo possíveis respostas proativas.

PLATAFORMA

A Prefeitura de Belém lançou ontem (14) a plataforma “Descomplica Belém”. O sistema moderno e ágil facilita o licenciamento de eventos em espaços públicos, contribui para a transparência das solicitações e garante segurança para cidadãos ou instituições que promovem eventos na capital. A plataforma é acessada pelo link: sistemas.belem.pa.gov.br/descomplica. A iniciativa inédita beneficia diretamente até 13 secretarias municipais e órgãos fiscalizadores e assegura momentos de lazer, a promoção da cultura e o impulsionamento da economia local.

DIÁLOGO

A menos de 100 dias da COP30, o Carajás Roundtable reunirá até esta sexta-feira (15) lideranças empresariais, do setor público e da sociedade para discutir sustentabilidade e inovação com foco na Amazônia. O encontro internacional é fechado e busca ampliar o diálogo entre empresas, governos e organismos globais, reforçando o papel estratégico do Brasil na agenda climática. Realizado no Bioparque Vale Amazônia, o evento tem a Vale entre seus organizadores e pretende colocar a região no centro das soluções para os desafios ambientais do planeta.

PEDÁGIO

Começa a vigorar hoje (15) no Estado a cobrança em quatro pedágios instalados nas rodovias PA-150 (2 pontos), PA-252 e Alça Viária, sob concessão da empresa Rota Pará. Essa etapa representa uma virada no modelo de gestão e infraestrutura das estradas. Desde agosto de 2024, quando assumiu a gestão de 526 quilômetros de rodovias, a concessionária tem operado em modo educativo, permitindo aos motoristas conhecer os serviços, a estrutura e o novo padrão de manutenção. Agora, com a ativação do pedágio, começa a fase comercial do contrato.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

ACOLHIMENTO

No recente seminário sobre acolhimento familiar, realizado pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), em Brasília, experiências inovadoras e efetivas foram destacadas, selecionando práticas que têm se sobressaído nacionalmente, entre as quais a de Belém. Na avaliação do MPDFT, a capital paraense tem implementado uma política consistente, com enfoque em estratégias intersetoriais, sensibilização comunitária e articulação com o sistema de garantia de direitos, o que coloca a cidade como exemplo para outros municípios brasileiros.

De acordo com o novo boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta, 15, o Pará está entre os 15 estados que apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta, risco ou alto risco, porém sem sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

O governador Helder Barbalho estará hoje (15) em Paragominas, no nordeste paraense, para assinar a autorização de serviço para a implantação de 35 quilômetros de rede de energia elétrica trifásica na localidade do Vale do Piriá, ao longo da Estrada Sérgio Fernandes - um investimento de cerca de R$ 6,5 milhões.

A Unidade Básica de Saúde Fluvial Dr. Camillo Vianna realizará atendimentos na Ilha Grande, localizada próxima à Ilha do Combu, no período de 18 a 22 de agosto. Os serviços serão ofertados no Bar do Leno e na Escola Municipal São José, levando cuidados de saúde diretamente à população ribeirinha.

Após passar por Rio de Janeiro, São Paulo (capital e interior), Brasília, Belo Horizonte e Recife, o festival gastronômico que promove o pirarucu selvagem de manejo sustentável aporta em Belém.

Durante 17 dias, de 19 de setembro a 5 de outubro, alguns dos principais restaurantes da cidade irão servir um prato especial preparado com o pirarucu do Gosto da Amazônia, marca coletiva que representa mais de 200 comunidades indígenas e ribeirinhas.

Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias