A Agropalma, líder na produção de óleo de palma sustentável nas Américas, lançou seu segundo caminhão movido a Gás Natural Veicular (GNV), no final de dezembro de 2023, em Limeira (SP).
O lançamento do veículo busca aprimorar a logística da empresa, complementando o primeiro caminhão, apresentado em 2022, que é responsável pelo transporte exclusivo de produtos a granel.
Contéudos relacionados:
- Projeto da Agrolpalma localiza macaco ameaçado de extinção
- Empresas adotam sistema para ampliar atuação social
A iniciativa visa reduzir a pegada de carbono e promover práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor. Além disso, representa um avanço na busca por eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa associadas às operações logísticas da empresa.
Quer ver mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.
A mudança para o GNV oferece diversos benefícios ambientais, como uma significativa redução nas emissões de óxidos de nitrogênio e a eliminação de óxidos de enxofre, responsáveis pela chuva ácida.
Alexandre Steffen, gerente Logístico da Agropalma, conta que o caminhão irá rodar dentro do estado de São Paulo, onde a malha de abastecimento de gás veicular está mais desenvolvida. “Estamos acompanhando o desenvolvimento desse mercado e estudando novas rotas para os dois caminhões existentes, bem como a possibilidade de ampliar a nossa quantidade de veículos movidos a GNV”, explica.
A Agropalma estima uma redução de 21% nas emissões de dióxido de carbono em cada rota realizada pelo novo veículo, o que equivale a uma diminuição de 40 toneladas por ano. Para contextualizar, seriam necessárias aproximadamente 5 mil árvores por ano para "sequestrar" essa quantidade de carbono.
O GNV, sendo uma alternativa mais limpa e eficiente aos combustíveis convencionais, contribui para a mitigação das mudanças climáticas e promove uma abordagem mais ecológica no transporte de mercadorias.
“Ao entregar nossos produtos envasados em um caminhão movido a GNV, estamos materializando o conceito de sustentabilidade de dentro para fora da companhia e nos tornando exemplo para pequenas e médias empresas, que podem começar a pensar em uma forma de medir suas próprias pegadas de carbono", afirma André Gasparini, diretor Comercial da Agropalma.
Além de uma abordagem sustentável, o novo caminhão da Agropalma transmite uma importante mensagem de igualdade de gênero. O veículo será conduzido exclusivamente por uma mulher, Pamela Mendes.
Com quase 15 anos de experiência como caminhoneira e inspirada por seu avô, Pamela nutria desde a infância o sonho de percorrer as estradas do Brasil a bordo de um caminhão, representando assim uma significativa conquista na promoção da diversidade de gênero no setor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar