plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NO LÍBERO LUXARDO

Cinema de graça: veja programação da 1ª semana da mostra Ecofalante

O Cine Líbero Luxardo concentra a programação de abertura do evento até 27 de agosto, com filmes que abordam desde a poluição por microplásticos até questões territoriais na Amazônia.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cinema de graça: veja programação da 1ª semana da mostra Ecofalante camera Cena do filme "Mundurukuyü", incluído na mostra "Ecofalante" | ​Foto: Divulgação

Belém, 21 de agosto de 2025 - A Mostra Ecofalante Pará chegou a Belém e movimenta o cenário cultural da cidade até 3 de setembro. O festival, que ocorre no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Ver-o-Peso, traz documentários nacionais e internacionais que colocam no centro das discussões os principais desafios ambientais contemporâneos.

O Cine Líbero Luxardo concentra a programação de abertura do evento até 27 de agosto, com filmes que abordam desde a poluição por microplásticos até questões territoriais na Amazônia. O espaço sedia ainda três debates essenciais para os tempos de emergência climática, todos com entrada gratuita.

Conteúdo relacionado:

Quinta-feira, 21 de agosto: História e meio ambiente

No dia 21 de agosto, às 17h30, acontece a exibição de "Tesouro Natterer", documentário que percorre os caminhos do naturalista austríaco Johann Natterer, membro da Expedição Austríaca que acompanhou a então Arquiduquesa Leopoldina em sua vinda ao Brasil, em 1817. Ele permaneceu 18 anos no país, resultando em uma impressionante coleção de mais de 55 mil objetos, compondo o maior acervo etnográfico sobre povos indígenas do Brasil, hoje preservado em dois dos principais museus de Viena, Áustria. O filme foi vencedor do prêmio de melhor longa-metragem brasileiro no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, além de melhor filme, roteiro e trilha sonora no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Às 19h30, será a vez de "Feitos de Plástico", colocando no centro das discussões a poluição por plásticos e microplásticos. O documentário revela como microplásticos estão sendo encontrados em órgãos, sangue e até placentas humanas. O filme será seguido de debate abordando os problemas do microplástico na saúde humana e acrescentando outras camadas de reflexão, como seus impactos na biodiversidade, em especial nos fungos aquáticos dos igarapés amazônicos e no saneamento básico.

"A proposta é pensar juntos em formas de comunicar melhor esse problema e, principalmente, em soluções concretas para agir e enfrentá-lo de maneira efetiva", explica Patricia Lio, coordenadora da Mostra Ecofalante Pará. O debate terá a participação de Viviane Caetano Firmino, docente externa e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO/UFPA), e de Soraya Costa, co-fundadora e atual vice-presidente da ALACHASTER EMPREENDIMENTOS SOCIAIS, palestrante e consultora de negócios em economia verde e práticas ESG. A mediação será feita pela jornalista Mary Tupiassu.

Sexta-feira, 22 de agosto: Vozes indígenas e felicidade

No dia 22 de agosto, as sessões iniciam às 18h com "Fiscal da Felicidade", apresentando a singular história de Amber, funcionário do governo do Butão que mede a felicidade da população através do índice de Felicidade Interna Bruta, mas que ironicamente perdeu sua própria cidadania e luta para recuperá-la.

Às 20h, chegam às telas "Nosso Modo de Lutar", documentário dirigido por Francy Baniwa, Kerexu Martim e Vanuzia Pataxó. As cineastas indígenas retratam a maior mobilização indígena do Brasil, o Acampamento Terra Livre (ATL). O filme, produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA) em parceria com a Rede Katahirine, mostra a perspectiva das mulheres indígenas na luta por seus direitos e territórios.

Em seguida, é a vez de "Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe", filme de Aldira Akay, Beka Munduruku e Rilcélia Akay. O público é levado para as margens do rio Tapajós, onde a cosmologia Munduruku ganha vida através do cotidiano da aldeia Sawre Muybu, mostrando como os espíritos da floresta são parte integrante das famílias indígenas.

Sábado, 23 de agosto: Transformações urbanas e questões agrárias

No dia 23 de agosto, "Topo" abre as sessões do sábado, às 15h, retratando as transformações de uma pequena cidade portuária paulista impactada pelo desenvolvimento turístico.

Às 17h, "Nossa Terra, Nossa Liberdade" entra em cartaz, documentário que aborda questões sobre justiça e reassentamento de terras.

Ainda no sábado, às 19h, o festival terá como atração especial a exibição de "Pau D'Arco", premiado como Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Mostra Ecofalante de 2025, realizada em junho deste ano em São Paulo. O documentário da diretora Ana Aranha acompanhou durante sete anos os desdobramentos de uma chacina que matou dez sem-terra em uma fazenda no sudeste do Pará. A sessão será seguida de debate e contará com a presença da diretora e do advogado defensor de direitos humanos José Vargas Junior, um dos protagonistas do documentário.

Domingo, 24 de agosto: afrodiásporas e homenagem a Hermano Penna

No domingo (24), às 14h, a programação abre com "São Palco - Cidade Afropolitana", de Jasper Chalcraft e Rose Satiko Gitirana Hikiji. "O que artistas africanos que chegaram ao Brasil nos últimos anos carregam consigo na travessia?" é a pergunta central do documentário que apresenta a cidade de São Paulo como um meta-palco ocupado por artistas do Togo, Moçambique, República Democrática do Congo e Angola, entre outras nações africanas, em diálogo com a população brasileira e suas aberturas, contradições e tensões. O filme foi vencedor do prêmio de melhor longa-metragem durante a Mostra Ecofalante 2025.

Homenagem a Hermano Penna

Nesta edição, a Mostra Ecofalante Pará presta homenagem ao cineasta Hermano Penna, celebrando seu legado com a exibição de "Fronteira das Almas" e "Sargento Getúlio", que serão exibidos respectivamente às 16h e 18h do domingo (24).

Grande vencedor do Rio Cine Festival, onde acumulou os prêmios de melhor filme, direção, roteiro, fotografia, montagem e som, "Fronteira das Almas" (1987) é baseado na situação agrária do país, narrando as dificuldades enfrentadas por um grupo de agricultores no interior de Rondônia. No elenco estão reunidos nomes como Antônio Leite, Suzana Gonçalves, Fernando Bezerra e Marcélia Cartaxo.

Já "Sargento Getúlio", considerado um clássico do cinema brasileiro, é uma adaptação do livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro que acompanha Sargento Getúlio e o motorista Amaro viajando no cumprimento da missão de transportar um preso político de Paulo Afonso (BA) até Aracaju (SE). Durante a viagem, a situação política se altera e o sargento recebe ordens para soltar o preso. Desconfiado, ele insiste em prosseguir, transformando-se em inimigo da ordem. Perseguido e sentindo-se traído, Getúlio vê no cumprimento da missão a única razão de sua existência. O elenco é composto por nomes como Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira e Flávio Porto. O longa foi vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Locarno; melhor filme, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor técnico de som e prêmio da crítica no Festival de Gramado; Prêmio da Federação de Cineclubes/Unesco no Festival do Terceiro Mundo (França); e prêmio especial do júri no Festival de Havana.

"Memória Implacável" encerra as exibições no domingo, às 20h. No filme, Margarita, uma acadêmica Mapuche, descobre em um arquivo desconhecido em Berlim os testemunhos de prisioneiros Mapuche que foram expulsos de seus territórios durante as invasões militares que fundaram a Argentina e o Chile. Comovida pela descoberta, ela embarca em uma jornada para refazer as rotas de deportação de seus ancestrais. Vencedor de menção honrosa no Festival de Documentários Cinema Verité (Irã) e exibido no Festival de Documentários de Sheffield.

Segunda-feira, 25 de agosto: O Brasil do trabalho em foco

A programação de segunda-feira abre às 18h com "O Rancho da Goiabada", documentário dirigido por Guilherme Martins que debate as relações de trabalho entre campo e cidade através da vida de Alex. Em um fluxo atemporal, o filme acompanha o personagem tentando ganhar a vida como auxiliar de serviços gerais e camelô em São Paulo, além de cortador de cana no interior do estado. Os conflitos do cotidiano alimentam gradualmente sua necessidade de mudança, retratando a realidade de milhões de trabalhadores brasileiros.

Às 20h, "Desterrar" leva o público para o Alasca, onde pescadores de salmão e membros de conselhos indígenas enfrentam a ameaça da maior mina de cobre da América do Norte. O documentário de John Hunter Nolan, Auberin Strickland e Dunedin Strickland revela como a urgente demanda por metais para combater as mudanças climáticas pode gerar novos conflitos ambientais, mostrando uma indústria massiva e destrutiva da qual todos fazemos parte sem perceber.

Terça-feira, 26 de agosto: Da resistência local à crise global

O dia 26 inicia às 18h com "Lista de Desejos para Superagüi", documentário de Pedro Giongo que retrata a vida em uma mítica ilha no litoral sul do Brasil. O filme acompanha Martelo, pescador de 70 anos que ainda não conseguiu se aposentar, funcionando como um "homem farol" que ilumina os desejos dos moradores de Superagüi: melhorar as condições de trabalho, conseguir aposentadoria digna e reverter a vida da ilha para como era antigamente.

Às 20h, "Neve Negra" transporta o público para a Sibéria, onde os moradores de uma remota cidade de mineração descobrem que uma mina abandonada pegou fogo, lançando gases tóxicos em suas casas. O documentário de Alina Simone acompanha Natalia Zubkova, dona de casa que se tornou jornalista, em sua busca perigosa para revelar a extensão total da catástrofe ambiental, enfrentando um governo cada vez mais autoritário determinado a encobrir a verdade.

Quarta-feira, 27 de agosto: Questões sociais e tecnológicas

O encerramento da programação no Cine Líbero Luxardo acontece na quarta-feira, começando às 18h com "Intervenção", documentário de Gustavo Ribeiro que narra as vidas dos residentes de uma comunidade em São Paulo. Composta por duas favelas e um projeto habitacional estabelecido há mais de 50 anos, a comunidade está à beira da urbanização, mas enfrenta resistência dos moradores da área mais rica do bairro, em um movimento conhecido como "não no meu quintal".

Às 20h, "O Jogo da Mente" fecha a programação do Líbero Luxardo explorando o futuro da inteligência artificial. O documentário de Greg Kohs acompanha o cientista Demis Hassabis, fundador da DeepMind, em sua busca pela criação de uma IA que iguale ou supere as habilidades humanas. Filmado ao longo de cinco anos, o filme documenta momentos cruciais dessa jornada, incluindo a conquista revolucionária do AlphaFold, programa que solucionou um desafio de 50 anos na biologia.

A mostra continua no Sesc Ver-o-Peso até 3 de setembro, ampliando o acesso do público paraense ao cinema socioambiental de qualidade. A programação completa pode ser conferida em https://ecofalante.org.br/programacao.

Programação Cine Líbero Luxardo (21 a 27 de agosto)

21 de agosto (quinta-feira)

17h30 - Tesouro Natterer (84')

19h30 - Feitos de Plástico (84') - Sessão seguida de debate

22 de agosto (sexta-feira)

18h - Fiscal da Felicidade (94')

20h - Nosso Modo de Lutar (15') + Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe (90')

23 de agosto (sábado)

15h - Topo (83')

17h - Nossa Terra, Nossa Liberdade (100')

19h - Pau D'Arco (89') - Sessão seguida de debate

24 de agosto (domingo)

14h - São Palco - Cidade Afropolitana (72')

16h - Fronteira das Almas (84')

18h - Sargento Getúlio (84')

20h - Memória Implacável (93')

25 de agosto (segunda)

18h - O Rancho da Goiabada (71')

20h - Desterrar (93')

26 de agosto (terça)

18h - Lista de Desejos para Superagüi (72')

20h - Neve Negra (90')

27 de agosto (quarta)

18h - Intervenção (94')

20h - O Jogo da Mente (83')

Serviço:

Mostra Ecofalante Pará 2025

Cine Líbero Luxardo: 20 a 27 de agosto

Sesc Ver-o-Peso: programação até 3 de setembro

Entrada gratuita

Programação completa no site da Ecofalante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias