plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DEVOÇÃO

Círio de Nazaré: Corda das romarias já está em Belém

Confeccionada inteiramente no Pará e um dos grandes símbolos do Círio, a corda chegou no final da manhã de ontem ao Centro Social de Nazaré, onde ficará até ser inspecionada no próximo dia 27. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Círio de Nazaré: Corda das romarias já está em Belém camera A corda foi incorporada à grande romaria no século 19, por conta d euma enchente na orla de Belém. | (Foto: Irene Almeida / Diário do Pará

A cerimônia oficial de entrega da corda que será utilizada nas procissões do Círio de Nazaré 2025 foi realizada na manhã de ontem, na cidade de Castanhal, com a presença da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Produzida pela Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), a corda chegou a Belém por volta das 11h30 e foi encaminhada para a Estação Luciano Brambilla, no Centro Social de Nazaré, onde recebeu a tradicional bênção de um padre.

A corda permanecerá guardada na Estação até o dia 27 de setembro, quando passará por vistoria completa pela DFN e pela Guarda de Nazaré às 15h. Após da inspeção, as duas partes da corda ficarão expostas: a da Trasladação na própria Estação Luciano Brambilla, e a do Círio na Estação das Docas, até o dia 11 de outubro.

Produção local

Assim como em 2024, a corda do Círio 2025 foi confeccionada inteiramente no Pará, utilizando fibras de malva e juta, cultivadas em mais de 20 municípios paraenses, dentro de projetos de agricultura familiar que envolvem cerca de mil famílias. O modelo atual foi desenvolvido em parceria com a CTC e testado com sucesso pela DFN.

Segundo o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Antônio Sousa, a iniciativa fortalece a produção local e mantém viva a conexão do povo paraense com a festividade. “É um trabalho feito por mãos paraenses, com matérias-primas da nossa terra. Mais de 400 colaboradores participaram da confecção da corda. É uma emoção enorme ver esse símbolo da fé sendo feito aqui, com tanto carinho e dedicação”, afirmou.

A chegada da corda em Belém também foi acompanhada por fiéis. Entre eles estava o estudante Waldo Silva, de 23 anos, que acompanha a entrega desde 2022. “Participo da corda desde 2019. Quando a vi chegar pela primeira vez, me emocionei. Desde então, todos os anos venho assistir à chegada, já me preparando espiritualmente para o Círio”, contou. Waldo percorre o trajeto da Catedral até a Estação Brambilla rezando o terço, em uma prática de fé e devoção.

Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

Símbolo

A corda do Círio é considerada um dos maiores símbolos da festa religiosa. Medindo 800 metros de comprimento, com 60 milímetros de diâmetro, ela é dividida em duas partes iguais: uma para a procissão do Círio, outra para a Trasladação. Ambas vêm adaptadas com estações de metal que auxiliam na movimentação das berlindas.

O diretor de Procissões da DFN, Franco Marcial, reforça a importância simbólica da corda. “É com a corda que muitos romeiros cumprem suas promessas. É um instrumento de fé, de agradecimento, e que sempre nos emociona. Cada ano é como se fosse o primeiro”, declarou.

PARA ENTENDER

Tradição com raízes históricas

  • A corda foi incorporada ao Círio de Nazaré em 1885, após uma enchente na orla de Belém impossibilitar o uso de cavalos para puxar a berlinda. Um comerciante emprestou uma corda, permitindo que os fiéis movimentassem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
  • Desde então, o item se tornou símbolo da união entre os romeiros e a padroeira da Amazônia. Até 2022, a corda era produzida com sisal importado de Santa Catarina. A mudança para a produção local não só fortaleceu a economia regional, como também reforçou o sentido de pertencimento e identidade paraense.

Próximas etapas

27 de setembro – Vistoria da corda, às 15h, pela DFN e Guarda de Nazaré.

Até 11 de outubro – Cordas em exposição:

*Corda da Trasladação: Estação Luciano Brambilla

*Corda do Círio: Estação das Docas.

11 de outubro – Procissão da Trasladação.

12 de outubro – Procissão do Círio.

Para saber mais, acesse também a edição eletrônica do Diário do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias