plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CINEMA

'Ponto de Mutação' será exibido hoje na Saraiva

Uma discussão moral, política, filosófica que acaba encontrando seu ponto definitivo no debate sobre a complexa Teoria dos Sistemas. Esse é o cerne de “Ponto de Mutação”, de Bernt Amadeus Capra. Adaptação da obra The Turning Point, do físico Fritjof Capra

twitter Google News

Uma discussão moral, política, filosófica que acaba encontrando seu ponto definitivo no debate sobre a complexa Teoria dos Sistemas. Esse é o cerne de “Ponto de Mutação”, de Bernt Amadeus Capra. Adaptação da obra The Turning Point, do físico Fritjof Capra (pai do cineasta), o filme será exibido nesta quinta-feira (30), na Livraria Saraiva, na sessão que é realizada pela Associação de Críticos de Cinema do Pará e pela Academia Paraense de Ciências.

Fritjof Capra tornou-se mundialmente famoso graças ao “Tao da Física”, onde faz um paralelo entra a física moderna e as filosofias orientais, buscando pontos de contato entre as abordagens da realidade de cada lado. Esse tema, essa busca por um entendimento do todo que é a base do pensamento sistêmico, está condensada em “Ponto de Mutação”.

Totalmente fiel a visão do pai, ele concentra-se no encontro entre Jack Edwards (Sam Waterston), um político, Thomas Harriman (John Heard), um poeta e Sonia Hoffman (Liv Ullmann), uma cientista, na cidade francesa de Saint Michel. Durante uma visita turística a um prédio medieval, eles vão mostrando suas ideias. Antes, Jack e Thomas discutiram questões políticas, profissionais e existenciais. Com Sonia a conversa se expande e incorpora questões científicas. Ela é o contraponto a linha de raciocínio vigente.

Ao longo de uma caminhada pelas edificações medievais e pelo ambiente natural da ilha, Bernt vai tornando o que já é didático mais palatável, fazendo os personagens exporem o pensamento humano desde René Descartes, passando pelo pensamento mecanicista, até aos dias de hoje, já com o paradigma cientifico plenamente identificado com a Física Atómica ou Quântica.

No livro, Capra defende que todo ponto de mutação consiste na passagem do velho para o novo, no renovar o já envelhecido. E é um duelo sobre a forma que cada um tem de perceber o mundo que se constrói no filme, entre os três. O cineasta, para além de apimentar o filme com conhecimentos de física "de ponta", aprimora mais os seus argumentos associando conceitos sociais desta nova era ‘holística’. O argumento se fortalece em torno da ideia da vida como um só organismo vivo, o Campo Unificado.

“Ponto de Mutação” investiga as implicações e impactos do que tomava a forma de uma mudança de paradigmas, com seu ponto de partida na observação de que os principais problemas visíveis do século passado - ameaça nuclear, destruição do meio ambiente, desigualdades e exploração gritante entre o hemisfério norte e o hemisfério sul. Esses são todos sintomas ou aspectos diversos do que, no fundo, não passa de uma única crise fundamental, que é uma crise de percepção. Um grande empecilho para a humanidade e que só a revolução através da física pode superar.

SERVIÇO

Sessão ACCPA/APC apresenta “Ponto de Mutação”, de Bernt Capra. Nesta quinta-feira (30), às 17h, no espaço Benedito Nunes da Livraria Saraiva (Boulevard Shopping, 2º piso).Entrada Franca. Após o filme, debate entre o público e membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará e da Academia Paraense de Ciências.

(com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias