plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
REALIDADE

Profissão contábil uma ferramenta no combate à corrupção

Com a pandemia, ações governamentais na área da saúde, facilitaram o aumento dos riscos de corrupção.

Imagem ilustrativa da notícia Profissão contábil uma ferramenta no combate à corrupção camera Leila Márcia Elias é doutora em desenvolvimento socioambiental pelo NAEA/UFPA e membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). | Divulgação

Em 2021, ano em que a profissão contábil completa 75 anos de criação no Brasil, percebe-se a importância do setor no combate à corrupção. Estabelecida pela Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, a profissão contábil analisa, conferi, verifica e elabora as informações disponibilizadas por uma empresa ou entidade. Por ser uma ciência, a contabilidade é grande aliada da sociedade no combate à corrupção.

É inegável que a pandemia provocada pelo Covid-19 gerou prejuízos econômicos sem precedentes na totalidade dos países. Também é relevante afirmar que a atenção mundial estava completamente voltada para o enfrentamento da crise na área da saúde.

Em meio a pior crise humanitária, a urgência em dar uma resposta à sociedade, principalmente por meio das ações governamentais na área da saúde, facilitou o aumento dos riscos de corrupção. Inúmeros casos surgiram em todo o mundo, com consequências cruéis para todos. No Brasil, a gestão dos governantes tirou, literalmente, o oxigênio das pessoas.

A doutora em desenvolvimento socioambiental pelo NAEA/UFPA, Leila Márcia Elias, que também é membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), concede esta entrevista para explicar de que maneira a contabilidade pode ser imprescindível no combate à corrupção.

O que é contabilidade? Balanço financeiro, lucro, balanço patrimonial, folha de pagamento, auditoria, fiscalização; são algumas das funções executadas na contabilidade. Mas, efetivamente, o que é a contabilidade nos dias atuais?

Leila Elias: É uma ciência social com fundamentação metodológica, com princípios, objeto de estudo, método e finalidades. As demonstrações contábeis, os balanços, são os relatórios contábeis, ou seja, o produto de todo um ciclo de atividades e procedimentos que são desenvolvidos para a elaboração destes relatórios. O objetivo principal é o estudo do patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, todas as mutações que ocorrem em determinado período.

De maneira didática, explique em que setores e áreas da sociedade o profissional contábil pode atuar.

Leila Elias - Existem um amplo cenário com diversas oportunidades em muitas áreas, na minha opinião é uma formação que permite uma atuação e adequação em muitos pontos estratégicos das empresas e nos negócios. Além de ter uma empresa de assessoria e consultoria contábil, atualmente o mercado privado tem demandado por auditores contábeis, peritos contábeis e controllers. Mas ainda se tem as atuações em órgão públicos, acesso via concursos público, onde também estas áreas são as que possuem uma remuneração muito atrativa e exige conhecimento sólido no setor público.

CORRUPÇÃO

De que maneira prática a contabilidade pode combater a corrupção?

Leila Elias: Com o registro de todos os fatos e atos administrativos que ocorrem nas organizações e entidade públicas e privadas, permitindo o controle e o acompanhamento de tudo que a gestão realiza.

Como o cidadão comum pode entender e acompanhar a contabilidade pública?

Leila Elias: As informações que constam nos Portais da Transparência de todas as entidades públicas, a grande maioria é gerada pela Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em todas as páginas dos órgãos governamentais constam as informações referentes ao orçamento público e a execução orçamentária, financeira e patrimonial deste orçamento à disposição do cidadão. Então, a sociedade precisa criar o hábito de fazer as consultas as páginas e começar a observar, ou seja, fazer o controle social, garantido pela constituição, pelas leis e normas nacionais.

A transparência é muito importante no combate à corrupção. Existem outros mecanismos que podem ser utilizados contra a corrupção?

Leila Elias: Sim, muito importante. Juntamente com a LAI- Lei de Acesso a Informação e a LRF- Lei de responsabilidade Fiscal. E um conjunto de outras leis relacionadas ao tema.

MERCADO DE TRABALHO

Em 75 anos da profissão contábil, o profissional tem o que comemorar?

Leila Elias: Muitas razões, em primeiro lugar o fortalecimento da auditoria nas empresas sociedades anônimas e nas estatais por meio da Lei 13.303/2016. A Governança Corporativa institui uma estrutura organizacional para as empresas onde a auditoria interna e externa é obrigatória é necessária. Além do avanço da profissão em outras áreas como a Perícia e a Controladoria, que cada vez mais vem crescendo no meio empresarial.

A contabilidade do século XXI é feita com base em novos processos e tecnologia. O que mudou na profissão?

Leila Elias: Uma das técnicas contábil, chamada escrituração contábil, hoje conta com todo suporte e apoio tecnológico. Sistemas e softwares que possibilitam o registro de todos os fatos e atos da gestão e de forma integrada alimentam o módulo contábil, porém estes dados necessitam de análise e avaliação para a emissão final dos relatórios que são gerados para a tomada de decisão.

Quais as competências necessárias para atuar na profissão contábil? Em quais setores o profissional pode atuar?

Leila Elias: Por ser uma profissão regulamentada, é obrigatória a formação em Ciências Contábeis e o conhecimento em áreas do setor de finanças, tributárias, jurídicas e o domínio de ferramentas como o uso de sistemas, softwares e tecnologias. Atuação em todos os setores socioeconômicos, nas áreas privadas, pública e terceiro setor que se destaca muito.

Quais as perspectivas para o futuro da profissão contábil?

Leila Elias: As perspectivas são inúmeras, vão desde a valorização profissional cada vez mais consolidada no mercado até o reconhecimento profissão contábil como necessária é obrigatória em todos os segmentos, o que exige do profissional uma

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias