plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
EXPERIÊNCIA INTERATIVA

Artistas plásticos usam realidade aumentada em mostra

Johnatan Ryder e Marcos Pimentel usam realidade aumentada para dar experiência interativa ao público em mostra

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Artistas plásticos usam realidade aumentada em mostra camera “Pintura em Alvoroço” reúne obras dos dois artistas, inspiradas no patrimônio histórico, cultura e natureza de Vigia. | Divulgação

Segue aberta, até o dia 30 deste mês, a exposição “Pintura em Alvoroço”, dos artistas plásticos Johnatan Ryder e Marcos Pimentel, no município de Vigia, nordeste paraense. São sete obras de arte com realidade aumentada que trazem um pouco da história da cidade, a mais antiga do Pará, fundada há 406 anos, e que permitem interação com o público. A mostra contemplada pela Lei Aldir Blanc é inédita na região e une a experiência e tecnologia e inovação dos artistas do município.

Fundação Cultural do Pará ganha mural gigante

Belém fantástica e mundos paralelos são temas de exposição

As obras foram criadas exclusivamente para exposição, inspiradas no patrimônio histórico de Vigia, retratos de personalidades da cidade, lendas e animais. As imagens ganham ainda animação quando o visitante aponta a câmera do celular para a tela, e cada imagem traz novas informações ao público a partir dos movimentos.

Segundo Johnatan, a exposição é resultado do trabalho de pesquisa de ambos os artistas, que tiveram como base a história e memória da cidade. “A minha [pesquisa] envolve cartões postais, homenagem às igrejas, animais e jornais do início do século 19. Esses exemplares antigos, por exemplo, conseguimos em um espaço de arquivo público daqui de Vigia mesmo. Eu entrei com a tecnologia e inovação, enquanto Marcos com a experiência dele de mais de 30 anos [nas artes plásticas]”, explica. “Isso para a nossa cidade é inédito”, acrescenta o artista.

Johnatan trabalha como artista plástico desde 2019. Em suas obras, ele usa a técnica de desenho à caneta sobre e papel e, ao longo dos últimos dois anos, já emplacou trabalhos em premiações estaduais e nacionais, como a participação na convenção do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), do ano passado, evento que reúne artistas e empresários de dentro e fora do país.

Este ano, uniu sua criatividade à do vigiense Marcos Pimentel, que participa da mostra com suas acrílicas sobre tela, para levar arte e muita criatividade em uma única exposição.

Para o jovem artista, a mostra é a realização de um sonho. “Representa um marco na minha carreira, e por ser pioneira na cidade, com tecnologia que pode vir a se tornar referência para outros artistas”, comenta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias