plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
20 ANOS DE POESIA

Paulo Vieira celebra duas décadas de carreira com antologia

Em “VieiraNemBeira”, o poeta de São Miguel do Guamá reúne poemas e textos em prosa de sete dos seus livros.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paulo Vieira celebra duas décadas de carreira com antologia camera O poeta Paulo Vieira celebra duas décadas de produção literária lançando antologia, nesta quarta-feira (25). | (Foto: Divulgação)

A estreia de Paulo Vieira na literatura, com o livro “Infância vegetal”, em 2004, foi saudada pelo filósofo e professor Benedito Nunes (1929-2011) como “uma poesia que brinca consigo mesma e que pensa a existência e o mundo de maneira discreta e irônica”. No entanto, como os poemas de sua primeira obra haviam começado a ser escritos em 2002, o autor decidiu celebrar seus 20 anos de produção literária com o lançamento de uma nova antologia.

Nesta quarta-feira (25), o poeta paraense apresenta o resultado desse projeto comemorativo, o livro “VieiraNemBeira - poemas escolhidos pelo autor” (Amo! Editora, 2022). O evento, que será realizado a partir das 19 horas, no Núcleo Ná Figueiredo, na Avenida Gentil Bittencourt, 449, no bairro de Nazaré, contará com um bate-papo entre Vieira e o escritor e poeta Daniel da Rocha Leite, além da participação do músico e também poeta Renato Torres, que fará uma leitura musical dos poemas.

LEIA TAMBÉM:

Paraense lança livro de fantasia “Campeã de Guerra”

Exposição que une fotografia à pintura abre à visitação

Natural de São Miguel do Guamá (PA), Paulo Vieira já teve nove livros publicados. Na antologia “VieiraNemBeira - poemas escolhidos pelo autor”, o autor reúne poemas e textos em prosa – publicados entre 2004 e 2019 – de sete desses títulos: “Infância vegetal” (2004), “Orquídeas anarquistas” (2007), “Livro para distração na tragédia” (2008), “Livro para pescaria com linha de horizonte” (2009), “Retruque” (2010), “Peso Vero” (2011) e “Belembrada” (2019), além de quatro poemas inéditos.

O prefácio de “VieiraNemBeira - poemas escolhidos pelo autor” ficou a cargo do poeta Eleazar Venâncio Carrias, de Breu Branco (PA), que destacou: “Sempre que leio (a poesia de Paulo Vieira), tenho a sensação de que “o que mais amei se esconde”. Ao me aproximar de cada um desses poemas, o melhor que faço é seguir o conselho do próprio poeta no seu “Belembrada” (2019): “busque nele apenas / se reconhecer.” Quando falo de um livro que li, é de mim que falo”.

O poeta

Paulo Vieira (São Miguel do Guamá, 1978) é Engenheiro Florestal pela UFRA, Mestre em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia pela UFPA, doutor em Literatura Brasileira pela USP e professor de literatura para povos da floresta e do rio na região da Transamazônica e do Xingu, pela Faculdade de Etnodiversidade de Altamira, no sudoeste paraense.

Publicou nove livros, dentre eles “Infância Vegetal” (IAP, 2004), “Orquídeas Anarquistas” (IAP, 2007), “Livro para pescaria com linha de horizonte” (Embrapa, 2008) e “Belembrada” (Intermeios, 2019).

Como agitador cultural e performer, realiza saraus, exposições, oficinas de poesia e produz músicas e vídeo-poemas, pelos quais expõe as contradições e a diversidade social e ambiental na região da Terra do Meio, na Amazônia brasileira. Recebeu duas vezes o Prêmio do Instituto de Artes do Pará (2004 e 2007), duas vezes o Prêmio Dalcídio Jurandir (2008 e 2016), o Prêmio Internacional Livro Destaque na Casa de Cultura Mário Quintana (2006) e o Prêmio Bolsa Funarte, do Ministério da Cultura (2010).

A editora

A Amo! Editora chega para valorizar o mercado literário do norte do Brasil, com um catálogo de publicações que reúne sobretudo os autores contemporâneos da Amazônia. Sua proposta é lançar ou relançar obras fundamentais à compreensão do legado e da diversidade da região, com o diferencial de promover também a acessibilidade por meio de audiolivros. Obras inéditas nos gêneros poesia, contos, crônicas e literatura infantil e infantojuvenil, de autores como Antônio Moura, Arthur Nogueira, Daniel da Rocha Leite, João de Jesus Paes Loureiro, Jorge Andrade, Josette Lassance, Lilia Silvestre Chaves e Wanda Monteiro, compõem o catálogo da editora.

Serviço:

Lançamento do livro “VieiraNemBeira – poemas escolhidos pelo autor”, de Paulo Vieira, com bate-papo entre o autor e o escritor e poeta Daniel da Rocha Leite, seguido da leitura musical dos poemas com a participação do cantor e poeta Renato Torres.

Data: Quarta-feira, 25 de maio de 2022.

Horário: 19 horas.

Local: Núcleo Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 - Nazaré).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias