plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MÚSICA E CULTURA

VI edição do Encontro de Canto da Amazônia começa em Belém

Fundação Carlos Gomes iniciou no último sábado (24), a VI edição do Encontro de Cantos da Amazônia, que exalta a cultura e a música popular paraense

Imagem ilustrativa da notícia VI edição do Encontro de Canto da Amazônia começa em Belém camera Evento vai até o próximo dia 29 | Agência Pará

A Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) iniciaram o VI Encontro de Canto da Amazônia (Encanta), que apresentará os talentos do cenário musical local. A iniciativa é desenvolvida pelo Ópera Estúdio do IECG e objetiva proporcionar o aperfeiçoamento dos alunos de canto lírico e de teatro musical. O evento começou no último domingo (24) e vai até o dia 30 de outubro.

Nesta edição, a novidade será a programação do “Encantacadêmico”, que ocorrerá no dia 29, das 9h às 12h, e terá como tema: “Sonho e Cenário”, abordando os aspectos gerais da formação e posterior colocação profissional dos egressos dos cursos superiores de canto no Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO

A mesa redonda contará com a participação dos palestrantes Carmen Monarcha, Carolina Farias, Lenine Santos e Homero Velho, com mediação do professor do Instituto Estadual Carlos Gomes, Pedro Messias.

Além disso, os participantes inscritos também terão a oportunidade de participar dos masterclasses de técnica vocal e interpretação, no período de 25 a 28 de setembro, com a finalidade de proporcionar o refinamento técnico e interpretativo, voltados para o canto lírico e teatro musical.

Apresentações e programação

O evento também irá incluir apresentações artísticas gratuitas e abertas ao público na Igreja de Santo Alexandre. No dia 27, às 19h, haverá o concerto de abertura com as participações da soprano Carmen Monarcha, da mezzo soprano Carolina Farias, do tenor Lenine Santos, do barítono Homero Velho e da pianista Adriana Azulay, que apresentarão diversas canções clássicas, incluindo as músicas “Nega Fulô” e “Senhora Dona Sancha”, de Waldemar Henrique.

No dia 28, os alunos de teatro musical do Ópera Estúdio realizam, na Igreja de Santo Alexandre, a partir das 19h, a apresentação do concerto “O Príncipe do Egito”, que terá a participação especial da Orquestra Sinfônica do Instituto Estadual Carlos Gomes. O espetáculo é baseado na história de Moisés, um judeu nascido e criado como herdeiro egípcio, que descobre a sua verdadeira origem e decide abandonar o reinado para salvar o povo hebreu da escravidão.

O espetáculo é resultado do trabalho pedagógico e artístico das atividades do Ópera Estúdio da FCG, que tem como metodologia de trabalho a produção de espetáculos de ópera e teatro musical. Os alunos apresentam uma adaptação da história em forma de solos, duetos e coros, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Carlos Gomes (OSCG).

Já no dia 29, às 12h, a classe de canto lírico e teatro musical do Encanta e do Piano Open participam da Gala Lírica, que ocorrerá na Sala Ettore Bosio, no Instituto Estadual Carlos Gomes, e trará canções escolhidas durante a masterclasses do evento.

No mesmo dia, às 19h, o encerramento da programação será realizado com o concerto do cantor Márcio Gomes e Piano Jazz Trio – Eternas Canções. O grupo é formado também pelo pianista Leonardo Souza, pelo contrabaixista Príamo Brandão, e pelo baterista Marcos Santana. A apresentação resgatará os clássicos da música brasileira e seus grandes cantores e compositores, e outras canções internacionais de tango, bolero e fado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias