plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRICAMPEONATO

Boi caprichoso é o campeão do Festival de Parintins

A diferença na avaliação dos 20 critérios foi de apenas um décimo para a agremiação azul e branco.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Boi caprichoso é o campeão do Festival de Parintins camera A diferença foi de apenas 1 décimo entre os bois | Reprodução/Instagram

O 57º Festival de Parintins tem um vencedor! Pelo terceiro ano consecutivo, o Boi Caprichoso foi o grande campeão do festival, vencendo o rival Garantido por uma diferença de apenas um décimo.

Após três noites de apresentações no Bumbódromo, no interior do Amazonas, a agremiação azul alcançou 129,8 pontos, enquanto a vermelha obteve 129,7 pontos. O festival foi transmitido pela A Crítica na TV aberta e pelo canal da emissora no YouTube.

O resultado consagrou o Boi Caprichoso como tricampeão consecutivo, deixando o Garantido, maior vencedor do festival (33 conquistas contra 26), três anos sem vitórias.

Avaliação

Os especialistas avaliaram 21 quesitos das performances dos bois-bumbás, de maneira similar às apurações dos desfiles de escolas de samba no Brasil. As toadas, alegorias e os personagens de cada agremiação podiam receber notas de 0 a 10, incluindo casas decimais para garantir a máxima precisão nas avaliações.

Como funciona o festival?

Durante três dias de apresentações, o Bumbódromo se transforma em um palco dividido entre os lados vermelho e azul. Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar a cada noite. Nove jurados, divididos em três blocos, avaliam as agremiações com base em suas características específicas.

O "Bloco A" avalia os quesitos comuns e musicais; o "Bloco B" julga itens relacionados à cenografia e coreografia; e o "Bloco C" se concentra na parte artística do evento. De cada conjunto de três notas dadas a cada item, a menor é descartada. O boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites é declarado vencedor do festival, semelhante ao sistema de pontuação do Carnaval Carioca.

Quer mais notícias de entretenimento? acesse o nosso canal no WhatsApp

Os 21 itens analisados pelos jurados são: Apresentador, Levantador de Toadas, Batucada/Marujada, Ritual Indígena, Porta-Estandarte, Amo do Boi, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi Bumbá Evolução (tripa do boi), Toada, Pajé, Povos Indígenas, Taxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica, Vaqueirada, Galera, Coreografia e Organização do Conjunto Folclórico.

Garantido segue como maior campeão

Em 57 edições do festival, o Garantido foi campeão 32 vezes, enquanto o Caprichoso, vencedor das últimas três edições, ganhou 26 vezes. Em 2000, houve um empate. A cada ano, cada boi escolhe um tema para defender nas três noites do evento, com subtemas relacionados à cidade de Parintins, ao estado do Amazonas e à cultura da região. Este ano, o Caprichoso adotou o tema "Cultura – O Triunfo do Povo", enquanto o Garantido escolheu "Segredos do Coração".

Composições

Com os temas definidos, os bois lançam anualmente um novo álbum com cerca de 20 novas composições, que podem ser ouvidas nas plataformas digitais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias