plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ARTE E CULTURA

Cartunista paraense realiza exposição em São Paulo

Mostra de Luciano Meskyta usa humor para alertar sobre desafios ecológicos e antecipa pautas que serão temas na COP 30

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cartunista paraense realiza exposição em São Paulo camera Exposição do cartunista amazônido Luciano Meskyta propõe uma reflexão crítica e acessível sobre as questões ambientais. | Divulgação

Traços carregados de humor e consciência. É a partir de charges com essas características que o cartunista amazônida Luciano Meskyta transforma temas sérios, como sustentabilidade e preservação ambiental, em obras acessíveis e que chamam a atenção das pessoas.

Natural de Bragança (PA) e morador de Belém há duas décadas, Meskyta realiza a exposição “Meio Ambiente em Cartum” no Shopping Boavista, em São Paulo.

A exposição chega em momento estratégico com a proximidade da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano (2025). Ela propõe uma abordagem crítica e bem-humorada sobre as questões ambientais que afetam a Amazônia e o planeta.

Conteúdos relacionados:

Esta é a segunda vez que a mostra é exibida em São Paulo. Segundo Meskyta, o retorno da exposição reforça a urgência do debate de temáticas ambientais.

“Essa mostra, que já esteve em cartaz em 2022, retorna agora com ainda mais força, por conta da urgência do tema e do momento histórico que vivemos, especialmente com a realização da COP 30 no Brasil em 2025”, disse o artista.

O projeto tem curadoria do jornalista Maurício Coutinho, que convidou Meskyta para reexibir os trabalhos. Para o cartunista, o humor gráfico é uma ferramenta poderosa de sensibilização.

“A exposição é uma forma leve, porém impactante, de abordar os desafios ecológicos que enfrentamos, despertando consciência por meio do riso e da arte”, afirmou.

Quer ler mais notícias de Entretenimento? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Ao reunir arte, crítica social e engajamento ambiental, a exposição busca reforçar o protagonismo da Amazônia no debate climático global e destacar a importância de ouvir também a voz dos artistas da região.

“Acredito que, mais do que nunca, precisamos discutir sustentabilidade, preservação e futuro. E se puder fazer isso com traços, tintas e um toque de humor, melhor ainda!”, finalizou o cartunista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cultura

    Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

    Últimas Notícias