
A partir do dia 05 de agosto, a Caixa Cultural Brasília será palco da exposições fotográficas "Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia", que traz uma seleção de mais de 90 imagens que narram a história visual da cultura negra baiana. A mostra conta com curadoria de Bené Fonteles e estará disponível até o dia 02 de novembro de 2025, apresentando um recorte da rica produção fotográfica da Bahia, estado reconhecido pela forte identidade cultural e pela maior população negra fora da África.
A abertura do evento contará com uma visita guiada especial pelo curador e fotógrafo Bené Fonteles, juntamente com alguns dos artistas cujas obras fazem parte da exposição, incluindo Marcelo Reis, idealizador do projeto e coordenador do Instituto Casa da Fotografia, de Salvador.
Com isso, o evento buscar ser um marco no mês de agosto, mês mundial da fotografia, com uma programação que vai além das imagens expostas e oferece um olhar aprofundado sobre a contribuição da Bahia para a história da fotografia no Brasil.
Conteúdos relacionados:
- Gastronomia paraense celebra marco de 100 anos de Anna Marias Martins
- Conheça 10 nomes da literatura brasileira no Dia do Escritor
- BaianaSystem é confirmado no Festival Ambienta 2025 em Belém
Com mais de 80% da população se autodeclarando negra ou parda, a Bahia se posiciona como um epicentro de resistência e celebração da cultura afro-brasileira, o que torna a mostra ainda mais relevante.
A exposição tem como objetivo não apenas exibir imagens, mas também construir uma narrativa sobre a memória, a espiritualidade e o corpo baiano, destacando a diversidade de olhares e experiências. Dessa forma, "Olhar Negro, Negro Olhar" se apresenta como um tributo à história e à vivência dos povos negros da Bahia, que têm sido, e continuam sendo, protagonistas dessa cena fotográfica.
Uma jornada visual
Com obras de 23 fotógrafos de três gerações, entre eles nomes como Pierre Verger, Mário Cravo Neto, e fotógrafos contemporâneos como Bauer Sá e Leila Chandani, a mostra apresenta imagens que vão desde os templos religiosos até as praias e ruas de Salvador.
Com uma abordagem que respeita e homenageia as culturas negras, a curadoria de Bené Fonteles tem como missão proporcionar uma experiência imersiva sobre o impacto visual dos registros feitos por fotógrafos de diversas origens étnicas, alguns até brancos, mas que com sensibilidade e respeito, conseguiram construir representações poderosas da identidade baiana.
Programação educativa
Além da exposição, a Caixa Cultural preparou uma série de atividades educativas que incluem rodas de conversa, palestras e oficinas práticas. O curador Bené Fonteles irá liderar uma roda de conversa no dia 06 de agosto, abordando as "negritudes brasileiras na fotografia".
Já os fotógrafos Bauer Sá, Cristina Cenciarelli e Leila Chandani conduzirão oficinas especiais sobre os processos criativos deles, permitindo que o público compreenda mais profundamente as técnicas e a visão artística por trás das imagens.
Quer mais notícias de Entretenimento direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Serviço
Exposição: "Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia"
- Período: de 05 de agosto a 02 de novembro de 2025
- Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Asa Sul, Brasília – DF)
- Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 21h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar