Esclerose múltipla é uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central.
Ator quer 'eleições sem ameaças' e não sobe em palanques
A atriz Guta Stresser, conhecida por ter interpretado a personagem Bebel no programa "A grande família" (2001-2014). Revelou ter sido diagnosticada com esclerose múltipla. "Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante", ela disse, em entrevista à revista Veja.
A atriz de 49 anos contou ter percebido os primeiros sinais da doença autoimune quando participou da 'Dança dos Famosos', em 2020. "Durante os ensaios, eu passava a coreografia e, quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo, sempre tive facilidade para essas coisas. Com esforço, porém, consegui avançar na competição e não dei mais muita atenção para aqueles lapsos", afirmou.
"Estou morrendo": Joelma cai em show após sequelas da covid
"Mas meu quadro foi se agravando. Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça - algo como tzuin, tzuin", continuou.
"Cheguei a pensar que poderia ser Covid-19 ou sintomas relacionados à menopausa, já que estou entrando nessa fase. E aí levei um tombo na sala de casa que me acendeu um alerta. Resolvi procurar um otorrinolaringologista, achando que o problema poderia se resumir a uma questão de equilíbrio. Em princípio, ele disse que estava tudo certo, mas insisti para realizar uma ressonância magnética. Feito o exame, recebi enfim o diagnóstico: esclerose múltipla", revelou a artista.
Em entrevista, Simaria fala sobre Simone e fim da dupla
Diversos amigos e artistas apoiaram Guta nas redes sociais, após o depoimento da atriz ir ao ar. “Força, coragem, pirraça e humor! Vai dar tudo certo”, desejou Ronaldo Fraga.
“Força, amada”, disse Zezé Motta. Já Natália Lage pediu para Guta ter “força e fé” na caminhada contra a esclerose múltipla.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar