Nesses últimos dias, ao ver a notícia de que a DC Comics utilizará do folclore brasileiro como base para sua nova Mulher-Maravilha surgiu um movimento dentro do círculo de autores de super-heróis brasileiros.

Em sua grande maioria, esses autores demonstram uma insatisfação ao ver que o grande público abraçou e gostou dessa iniciativa da DC Comics. Muitos citam que já há diversas personagens que utilizam esse estereótipo da super-heroína indígena, e que o grande público não conhece essas personagens e prefere as versões importadas que as editoras norte-americanas trazem, e assim demonstram uma falta de reconhecimento ao quadrinho de super-herói brasileiro.

Durante os anos 1960 até 1990, os super heróis brasileiros tinham um grande espaço nas bancas e dentro das editoras nacionais. Esse espaço foi gradativamente diminuindo nos últimos 25 anos e hoje, há uma produção constante desse tipo de material, mas que encontra-se dentro de bolhas e guetos que não conseguem mais atingir o grande público.

Ao meu ver, há diversas razões pra essa falta de sucesso:

  • O fato do grande público ser preguiçoso mesmo;
  • A grande mídia de cultura pop e as grandes editoras apenas entregarem o fast-food pra galera;
  • Há o bairrismo e misantropia que muitos autores nacionais pregam e se orgulham por isso.
  • Dentro desse gueto dos autores e obras de super-heróis brasileiro, é notório o teor reacionário ufanista que está impregnado nas obras e pior ainda, o teor fascista/monarquista que os autores possuem e que impregnou de maneira abjeta esses trabalhos, fazendo o público parar de apoiar muitos projetos;

Dentro desses pontos citei, existem as exceções. Ha autores que estão batalhando diariamente, tanto aqui nessa rede social, como em diversos outros canais de divulgação, apresentando o seu material e utilizando muito bem as plataformas de suporte ao artista, como Catarse, e que entenderam muito bem que a missão do artista é ir ao público é oferecer o seu trabalho e seu projeto para apreciação do maior número de pessoas possíveis, e só com esse trabalho diário e constante é possível furar a bolha e sair do Gueto que hoje se encontram a grande maioria dos quadrinhos de super heróis brasileiros.

A grande mídia também precisa dar mais espaço. Ter jornalistas e resenhistas que tragam esses materiais pra divulgação também se faz necessário, separando o material que tem qualidade do que ainda precisa melhorar e do que é apenas lixo puro. Essa mesma postura também pode e deve ser adotada pelas editoras.

Eu entendo bem que cada artista escolhe a forma de produzir e divulgar o seu trabalho. Hoje vemos o grande público abraçando os super-heróis, graças aos filmes e diversas mídias que esses personagens estão.

Há um vasto mercado a ser explorado e o que eu posso dizer, é que o artista é quem escolhe onde quer ficar.  Ele decide lutar para conseguir o seu lugar ao sol ou ele apenas se recolhe ao seu cantinho e não fica de choramingos pela internet quando vê o sucesso dos outros.

Então, qual o caminho que você vai escolher?

MAIS ACESSADAS