plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ADEUS, LENDA

Produtor de “Bohemian Rhapsody", Roy Thomas Baker morre aos 78 anos

O influente produtor marcou gerações com clássicos do rock e deixa a esposa viúva.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Produtor de “Bohemian Rhapsody", Roy Thomas Baker morre aos 78 anos camera Produtor esteve envolvidos nos quatro primeiros discos da banda Queen. | Reprodução / Arquivos pessoais

O cenário musical mundial está de luto pela perda de um grande nome da indústria, conhecido por trabalhos com grandes bandas dos anos 70 e 80, além de ser produtor do clássico do rock "Bohemian Rapsody", da banda inglesa Queen.

O produtor musical britânico Roy Thomas Baker faleceu nesta terça-feira (22) aos 78 anos. Apesar de não ter a causa da morte divulgada pela família, músicos e colegas de trabalho prestaram respeito pela perda. Nascido em Hampstead, Londres, Baker construiu a carreira sendo responsável por alguns dos álbuns mais icônicos do rock clássico.

Leia também

Baker iniciou sua trajetória musical ainda jovem, aos 14 anos, no Decca Studios, e trabalhou com grandes produtores como Gus Dudgeon (Elton John) e Tony Visconti (David Bowie, T. Rex). Ele também participou de gravações de artistas como Rolling Stones, The Who, Dusty Springfield e Frank Zappa.

Quer receber mais notícias do mundo dos famosos da tela do celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Sua parceria mais emblemática foi com a banda Queen, para quem produziu os quatro primeiros álbuns: Queen (1973), Queen II (1974), Sheer Heart Attack (1974) e o clássico A Night at the Opera (1975). Este último contém “Bohemian Rhapsody”, que é a música mais executada do século XX e foi eleita pelo Guinness World Records como o maior single britânico de todos os tempos.

Roger Taylor, baterista do Queen, destacou a disciplina e o rigor de Baker no estúdio, além de seu bom humor: “Ele trouxe uma certa dose de disciplina, muito cinismo e uma paixão por sobremesas que engordam. Ele era muito disciplinado e muito rigoroso no começo... sempre acertava. A receita tinha que ser correta”.

Além do Queen, Roy Thomas Baker trabalhou com artistas e bandas como The Cars, Foreigner, Alice Cooper, Ozzy Osbourne, Guns N’ Roses, Cheap Trick, Devo, Sammy Hagar, The Stranglers e Smashing Pumpkins.

Após se mudar para os Estados Unidos, ele continuou a influenciar o rock ao produzir álbuns de sucesso e ajudando a moldar o som de várias gerações.

Roy Thomas Baker deixa a esposa, Tere Livrano Baker, e o irmão, Alan Baker.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Música

    Leia mais notícias de Música. Clique aqui!

    Últimas Notícias