
Você sabe o que é Carcassonne? É um jogo de tabuleiro inspirado na cidade homônima, localizada ao sul da França e conhecida por sua arquitetura medieval. Nele, os jogadores pontuam ao posicionar seus marcadores – chamados de meeples – em peças que contém estradas, castelos, campos ou monastérios. Vence o jogo quem, ao final, tiver a pontuação mais alta. Carcassonne mistura algumas mecânicas de dominó, quebra-cabeça e xadrez, onde a contagem de peças, controle de probabilidades e um pouco de sorte são decisivos para a vitória.
O paraense Melvin Quaresma, 26 anos, será um dos dois representantes do Brasil no Campeonato Mundial de Carcassonne, que será realizado em outubro na cidade de Essen, Alemanha.
Quaresma, que é natural de Belém, conquistou a vaga para o mundial ao terminar o campeonato nacional de Carcassonne, realizado entre julho e agosto, na segunda colocação, atrás apenas do alagoano Alcides Júnior. O torneio, organizado pela Devir Brasil, ocorreu de forma online por conta da pandemia.
- Rodolpho Riskalla é prata no hipismo, em Tóquio
- Belém recebe disputa de cinturão internacional de Boxe
O paraense tem um extenso currículo na modalidade. Além desta segunda colocação, ele já foi campeão de diversas competições, com destaque para o Campeonato Nacional online em 2020. Atualmente, ele integra a seleção brasileira de Carcassonne. Quaresma é também um dos únicos atletas brasileiros da modalidade que recebem patrocínio.
“Conheci o jogo em 2017 e, desde então, comecei a entender como é jogar o Carcassonne de forma competitiva. Eu espero representar bem o Brasil no mundial e também conhecer pessoalmente muitos amigos que fiz por meio do jogo. Vai ser uma experiência incrível!”, disse.

Carcassonne
Lançado pela primeira vez em 2000, o jogo recebeu diversos prêmios, incluindo o Spiel des Jahres 2001, considerado o Oscar dos jogos de tabuleiro. Carcassonne é um dos mais famosos e vendidos de todos os tempos, e possui diversas expansões e variações temáticas do jogo. Suas vendas totais superam a marca de 10 milhões de cópias no mundo todo.
Já no Brasil, a comunidade brasileira de Carcassonne não parou de crescer mesmo com a pandemia, época em que eventos presenciais foram interrompidos. O grupo Carcassonne Brasil, por exemplo, organizado por voluntários apaixonados pelo jogo, viu esse momento difícil como uma oportunidade de levar o hobby para ainda mais pessoas. Atualmente, são mais de 160 pessoas de todo o país integrando essa comunidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar