A tão aguardada volta do torcedor paraense aos estádios de futebol vai demorar mais um pouquinho para ser realizada. Mesmo com novas medidas de flexibilização, bandeiramento "verde" e permissão para presença de público com capacidade reduzida nos estádios, no próximo final de semana as arquibandas permanecem vazias.

Na última sexta-feira (27), em entrevista coletiva, o Procurador Geral do Estado, Ricardo Seffer, informava que as partidas envolvendo Clube do Remo e Botafogo-RJ, no estádio Baenão (4.137 pessoas), e Paysandu e Santa Cruz-PE, no estádio da Curuzu (4.860 expectadores), seriam os eventos testes para o retorno dos torcedores. Segundo ele, o percential de capacidade autorizada dos estádios é de 30%. No entanto  a falta de tempo hábil não permitiu que os jogos fossem abertos, como tanto esperam muitos torcedores.

Em contato com o DOL, o vice presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Maurício Bororó, confirmou que a presença de torcedores nos dois jogos a serem realizados próximo final de semana, em Belém, está totalmente descartada. Ele foi enfático ao dizer que a reabertura dos estádios só será possível após a reunião do conselho técnico entre clubes e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Até o momento não tem nenhuma convocação para o conselho técnico das Séries A, B, e C, do Campeonato Brasileiro foi realizada. Somente com a votação dentro da reunião do conselho que os clubes decidir sobre a aprovação. Com isso, nesta semana, fica totalmente inviável a presença de público nos próximos jogos de Clube do Remo e Paysandu. Mesmo sem uma data definitiva, há uma projeção que dentro dos próximos 10 a 15 dias, aconteça a liberação", diz Bororó.

Nos próximos dias, a comissão técnica da FPF, que trata sobre o tema, vai finalizar o protocolo para apresentar aos órgãos estaduais e municipais e viabilizar o retorno do público. Segundo Bororó, algumas adequações estão sendo realizadas para a volta ocorra sem nenhum tipo tumulto e agloremação.

"O protocolo para o retorno do público está sendo preparado com calma. Algumas adequações estão sendo realizadas como é o caso da confecção de ingressos on-line e de forma nominal para que os torcedores possam entrar sem ter o risco de tumulto e aglomeração tanto nos estádios quanto nos arredores. Tudo está sendo trabalhado para que no dia dos jogos não aconteça nenhum tipo de problema", finalizou.

Volta dos torcedores aos estádios Baenão e Curuzu, ainda não irá acontecer neste final de semana. Foto: Renan Rodrigues

MAIS ACESSADAS