A luta marajoara foi incluída este ano no Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), realizado pelo Governo do Pará através do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura municipal de Salvaterra por meio das secretarias de educação (Semed) e de turismo, cultura e desporto (Sectur).
Está é a primeira vez que a modalidade será incluída no torneio estudantil estadual que está na sua 62º edição. Além da luta marajoara, a luta olímpica também realizada em Salvaterra.
LEIA TAMBÉM:
- Deiveson Figueiredo tem luta marcada valendo cinturão do UFC
- Paraense luta em reality show para conquistar vaga no UFC
- Marajoara vence torneio de boxe e desafios da falta de apoio
A abertura da competição acontecerá nesta sexta-feira (24), na escola Salomão Matos, onde ocorrerá oficinas e cursos sobre as duas modalidades até o sábado (25).
COMBATES
Os combates ocorrem de sexta-feira (1º) até o sábado (2). A luta marajoara será realizada na Praia Grande de Salvaterra; já a luta olímpica ficará sediada na Escola Salomão Matos, ambas nas modalidades masculina e feminina.
A LUTA MARAJOARA
Luta Marajoara ou Agarrada Marajoara é um tipo de combate corpo-a-corpo semelhante ao wrestling, praticado no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados do arquipélago do Marajó, onde o objetivo do combate é projetar o corpo do oponente de costas ao chão e domina-lo.
LUTA OLÍMPICA
Luta livre olímpica ou luta estilo livre é uma forma de wrestling amador, esporte de combate e arte marcial praticada em todo o mundo. O objetivo da luta livre é jogar o oponente no chão e imobilizar suas costas no chão, chamado de "encostamento". Não se podem usar golpes traumáticos (socos e chutes), mas primariamente envolve grappling: a luta agarrada com técnicas de clinch, arremessos, controle e derrubadas.
E MAIS - Vasco segue preparação para duelo contra o Brusque
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar