Quando falamos em final de ano e Réveillon pensamos logo em comida, bebida e muita curtição e comemoração pelas conquistas do ano que se passou e desejos para o ano que está começando.
No entanto, um grupo de paraenses, liderados pelo deputado estadual Ângelo Ferrari, prometeu fazer da virada de ano uma prática saudável.
Através do projeto "Viradão do Pedal", o grupo sairá do Entroncamento, em Belém, com destino a Salinas, no nordeste paraense. Como? de carro? óbvio que não! De bicicleta!

A ideia, segundo Ferrari, é conscientizar as pessoas para uma vida mais saudável com a prática de exercícios físicos, visto que o mundo ainda vive uma crise de saúde com a pandemia da Covid-19.
De acordo com ele, nem a própria família o apoiou no início: "Eu tive esta ideia, que a princípio assustou as pessoas, e não consegui nem um seguidor. Até minha própria família estava radicalmente contra mas, aos poucos, foram entendendo esta ideia, que é um estilo de vida e muito saudável", disse.

Segundo uma série de estudos publicados na última edição da revista especializada The Lancet, o sedentarismo é a causa de 5 milhões de mortes por ano, em todo o mundo. Os pesquisadores lembram que a inatividade física está ligada a um risco aumentado de doenças não transmissíveis, como enfermidades cardíacas, diabetes e cânceres. Em uma análise global, eles observaram que essas complicações geram pelo menos US $54 bilhões por ano em custos diretos de cuidados com a saúde, sendo mais da metade desse valor gasto pelos governos.
Partindo do princípio de evitar problemas físicos futuros e ter uma maior longevidade durante a vida, os ciclistas sairão de Belém às 9h da próxima sexta-feira (31), e chegarão às 00h, já no dia 1 de janeiro, na praia do Atalaia, um dos destinos preferidos dos paraenses para virar o ano. O percurso terá duração prevista para 16 horas de pedalada pelas estradas do Pará.
Pedalar, segundo a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, ajuda na saúde mental do indivíduo: ao analisar dados de 1,2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais entre 2011 e 2015, foi constatado que, de um mês para o outro, os indivíduos que se exercitaram passaram 43,2% dos dias com a saúde mental menos fragilizada do que indivíduos que não se exercitaram. Todos os tipos de exercício foram associados a uma melhora da saúde mental, e o ciclismo foi a segunda atividade física com maior associação de redução de carga mental.
Ferrari acredita que depois de algum tempo, centenas de pessoas compararam a ideia: "É uma prática inovadora, e com a conscientização das pessoas, futuramente o "Viradão do Pedal" se tornará uma tradição.
LEIA TAMBÉM:
+ Jorge Jesus reúne com diretoria do Benfica após motim
+ Volta de Roni ao Clube do Remo pode ser anunciada em breve
+ Justiça suspende eleições da Federação Paraense de Futebol
+ Após "ganhar tudo", Cuca pede demissão do Atlético-MG
+ Paulo Sousa não descarta pagar multa para ir para o Flamengo
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar