plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RETROSPECTIVA

Tuna Luso está novamente entre os melhores do Pará

A equipe teve um ano memorável em 2021, garantindo vaga na Série D e na Copa do Brasil.

Imagem ilustrativa da notícia Tuna Luso está novamente entre os melhores do Pará camera Lusa bateu o Leão por 6 a 5 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal | Foto: Matheus Vieira/Tuna Luso

Depois de um ano memorável e inimaginável por grande parte dos torcedores da Tuna Luso Brasileira, o clube voltou a figurar entre os maiores times do Pará. O time presidido por Graciete Maués, para a próxima temporada, espera voltar aos dias de glória dos anos 80, em que a equipe era uma das mais competitivas do Brasil.

 Lusa bateu o Leão por 6 a 5 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal
📷 Lusa bateu o Leão por 6 a 5 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal |Foto: Matheus Vieira/Tuna Luso

Graciete Maués, sim, este nome certamente já está escrito na história da Tuna, pois foi uma das grandes responsáveis por esse fenômeno que foi esse time em 2021. Assumindo o clube em 2018, em 2020, em seu segundo ano de mandato, já conquistou um grande título: A Segundinha do Parazão, e o acesso para a elite do futebol regional, o que não conseguia desde 2013.

PARALIZAÇÃO DO PARAZÃO

Com um time formado por jogadores "da terra", como Jayme, Paulo Rangel e Alexandre Pinho, a Águia Guerreira conseguiu prosseguir com boa fase no estadual, até que no dia 27 de março, em coletiva à imprensa, o governador do estado, Helder Barbalho, modificou o bandeiramento da região metropolitana para a bandeira vermelha, cancelando o Parazão por um período. Entretanto, para preparar o retorno do campeonato a federação decidiu pela volta do campeonato apenas no dia 3 de abril, onde teve seu prosseguimento.

DESPACHOU O LEÃO

Nas semifinais da competição, a equipe enfrentou o clube do Remo que tinha, dias antes, conquistado o acesso à Série B do Brasileiro. O resultado? Dois empates (1 a 1 e 2 a 2) e decisão nos pênaltis.

A Lusa venceu o leão nos pênaltis
📷 A Lusa venceu o leão nos pênaltis |Foto: Luis Carlos/Ascom Tuna

Para a surpresa de muitos, Água do Souza conseguiu a vitória pelo placar de 6 a 5, e a chance de disputar a final da competição com o Paysandu, feito que não acontecia desde o Parazão de 2002.

FINAL CONTRA O PAPÃO

No primeiro jogo, surpresa! Vitória da Lusa por 4 a 2, no Estádio do Souza, um banho de Água fria nos bicolores e grande atuação do goleiro Tunante Gabriel Budniak, que seria vilão no segundo jogo da final, quando o time perdeu para o Lobo por 4 a 1, com direito a Hat-Trick de Gabriel Barbosa, então centroavante reserva do Papão.

LEIA AS MATÉRIAS DA RETROSPECTIVA DO DOL!

+ Veja a retrospectiva do Paysandu na temporada de 2021

+ Retrospectiva: os destaques paraenses no esporte nacional

+ Esporte amador dribla a pandemia e brilha no Pará

+ As perdas do esporte paraense na temporada

Mesmo com a perda do título, a Lusa ganhou vaga na Copa do Brasil, o que não acontecia desde 2008, e também no Campeonato Brasileiro da Série D, cujo time paraense não atuava desde 2007, a 15 anos.

REELEIÇÃO DE UMA MULHER

Graciete Maués, presidente da Tuna Luso
📷 Graciete Maués, presidente da Tuna Luso |Foto: Luis Carlos/Ascom Tuna

Após ter sido vitoriosa em seus primeiros três anos no comando do time, a professora Graciete Maués, no último dia 28 de dezembro, foi reeleita ao cargo de presidente por mais três anos. A votação foi apertada, já que a chapa "Tuna no Rumo Certo" teve 164 votos e foi seguida de perto pela “União Cruz-Maltina", que somou 151 votos. A "Tuna Novos Tempos" ficou na lanterna com apenas 29 votos ganhos.

PRÓXIMA TEMPORADA

Com o calendário cheio, a Lusa conseguiu "repatriar" vários jogadores presentes na campanha vitoriosa deste ano, pois muitos deles haviam saído para disputar outras competições, já que a Águia ficou com o calendário livre no último semestre do ano. Agora é se preparar para muitos jogos e, por que não, continuar construindo essa bela história.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias