plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
EXPLICAÇÃO

Parazão suspenso: defesa diz que Hatos não sabia de punição 

Jogador não estava mais no Itupiranga quando foi julgado e jurídico do atleta pediu revisão do processo; Crocodilo foi intimado para provar que tomou as providências cabíveis em relação a citação ou intimação do atleta

Imagem ilustrativa da notícia Parazão suspenso: defesa diz que Hatos não sabia de punição  camera Segundo a defesa, Hatos não sabia da punição | John Wesley/Paysandu

Toda a paralisação do Campeonato Paraense envolve o meia Hatos Arthirson da Silva Vida, atualmente no Bragantino. Para entender o caso, precisamos voltar ao Parazão de 2021, mais precisamente no dia 2 de maio, quando Itupiranga e Tuna Luso se enfrentaram no Estádio Zinho Oliveira, em jogo válido pela ida das quartas de final, que terminou 3 a 0 para os cruzmaltinos.

- FPF divulga nota após a paralisação do Campeonato Paraense

- Federação Paraense de Futebol brinca ao gerir nosso estadual

Aos seis minutos do segundo tempo, Hatos foi expulso após falta em Kauê. O lance foi caracterizado pelo árbitro da partida, Djonaltan Costa de Araújo (CD/PA), como excesso de força. Após isso, uma confusão começou entre os jogadores. O atleta, em virtude da expulsão, foi julgado dia 26 de maio de 2021 pela 2ª comissão do TJD-PA (Tribunal de Justiça Desportiva do Pará), quando foi punido em cinco jogos, no entanto, sua defesa diz que apenas o Itupiranga foi informado sobre o julgamento e decisão.

- Remo e Paysandu demonstram preocupação com paralisação do Parazão

Após a decisão, ele ainda jogou seis partidas pelo Cametá, na disputa do Campeonato Paraense da Segunda Divisão de 2021. O advogado do atleta, Emerson Dias, em contato exclusivo com o DOL, informou que o contrato de Hatos com o Itupiranga já havia encerrado quando ocorreu o julgamento.

"O Hatos não tinha conhecimento dessa punição. Foi um julgamento que ocorreu no dia 26 de maio de 2021 no TJD-PA. Ele não foi citado/notificado em momento algum sobre a sessão de julgamento e a decisão. O Itupiranga deveria ter notificado o atleta nos termos do Art.51-A do CBJD, pois o jogador não tinha mais vínculo com o clube. Em virtude da não citação/notificação do atleta, apresentamos hoje uma ação requerendo a revisão da decisão para anular a punição aplicada ao atleta, devido o cerceamento de defesa nos termos do Art.5º inciso LV da Constituição Federal de 88. O atleta não teve o direito ao contraditório a ampla defesa nos autos do processo", disse Emerson Dias.

O que diz o artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD):

Art. 51-A: Se a pessoa a ser citada ou intimada não mais estiver vinculada à entidade a que o destinatário estiver vinculado, esta deverá tomar as providências cabíveis para que a citação ou intimação seja tempestivamente recebida por aquela. (Incluído pela Resolução CNE no 29 de 2009).

O DOL teve acesso à decisão referente ao pedido de revisão do atleta Hatos. O presidente do TJD-PA, Mário Célio, determinou a intimação do Itupiranga para provar que tomou as providências cabíveis em relação a citação ou intimação do atleta, nos termos do Art.51-A do CBJD no prazo de 24 horas.

Itupiranga tem 24 horas
📷 Itupiranga tem 24 horas |(Foto: Divulgação)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias