plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LITERATURA BICOLOR

Jornalista traz em livro a gloriosa história do Papão. Veja!

Jornalista Ferreira da Costa anuncia o lançamento de seu 22° livro - “Paysandu Sport Club - A gloriosa história do maior campeão da Amazônia”, desde a sua fundação, em 1914.

Imagem ilustrativa da notícia Jornalista traz em livro a gloriosa história do
Papão. Veja! camera Ferreira da Costa fez um trabalho de pesquisa que abrange toda a história bicolor | Ricardo Amanajás

No rastro das comemorações pelos 20 anos da conquista da tríplice coroa - conquista do tricampeonato do Parazão, Copa do Norte e Copa dos Campeões - pelo Paysandu, o jornalista Ferreira da Costa anuncia o lançamento de seu 22° livro, cuja temática, mais uma vez, é o esporte paraense: a publicação, rica em detalhes, muitos deles inéditos, conta a história do Paysandu, desde a sua fundação, em 1914, até 2022. A edição, um verdadeiro calhamaço, recheado de muitas informações sobre a agremiação, conta com 342 páginas. Como ilustração, o livro contém cerca de 200 fotografias históricas.

O livro, conforme explica Ferreira, será impresso em papel especial, superior à qualidade do adotado em publicações anteriores do autor. O pesquisador, escritor e jornalista Ferreira da Costa anuncia à torcida bicolor que adotará a estratégia de colocar a obra à disposição dos simpatizantes do Lobo através da reserva de exemplares, pois a tiragem da edição será feita de acordo com o número de livros reservados. O torcedor acessa o e-mail do autor - [email protected]. br - e toma conhecimento do processo por intermédio do qual poderá fazer a reserva de sua publicação.

+ Paysandu deve fazer a reabertura do Estádio Mangueirão

O preço do exemplar, um pouco mais elevado que livros anteriores do autor, foi fixado pelo jornalista: R$40. Ferreira justifica a majoração do valor. “Nos últimos meses, por conta da inflação elevada em nosso país, os custos para a confecção da obra subiram bastante”, diz. O lançamento do livro, cujo título será “Paysandu Sport Club - A gloriosa história do maior campeão da Amazônia”, está marcado para o dia 22 de outubro, um sábado, às 10 horas, duas semanas após o encerramento da disputa da Série C do Brasileiro.

O local do lançamento da obra, em princípio, acontecerá no segundo piso da sede social do Paysandu, local onde funciona um bar temático do clube. O jornalista aguarda apenas a liberação do espaço por parte da diretoria do Papão. A edição registrará, inclusive, a participação do Papão na Série C deste ano, competição na qual o time listrado já garantiu presença na segunda fase com algumas rodadas de antecipação. “Se for com o título de campeão, melhor ainda”, espera Ferreira.

Autor fez o resgate do memorável 7 a 0

Quando contava com 20 anos, Ferreira da Costa ouvia comentários sobre um “tal jogo do Re-Pa que teria terminado com o placar de 7 a 0 em favor do Paysandu.” Mas havia contestação: “Isso nunca aconteceu”, “Isso é história”, “Não me lembro de que esse jogo tenha ocorrido”, afirmavam os mais idosos. Ferreira da Costa decidiu tirar a prova dos nove e resolveu encarar o desafio de pesquisar em periódicos antigos de coleções da Biblioteca e Arquivo Público, que, na época, funcionavam na esquina das ruas Campos Sales e 13 de Maio, no bairro do Comércio.

+ Zoeira! Veja memes da eliminação do Clube do Remo

Só tinha anotado o dia daquele jogo duvidoso: 22 de julho de 1945. Então, solicitou a um funcionário a coleção dos jornais desta data. E o que lhe apresentaram o espantou. “Estava lá a prova de que os 7 x 0 não eram história de Carochinha.” Então, copiou tudo o que saiu em três jornais da época e decidiu escrever não uma reportagem, mas um livro. “A História dos 7 x 0”. Ferreira da Costa correu atrás de jogadores que atuaram nos 7 x 0 e conseguiu entrevistar Izan, Athenágoras, Guimarães, Palmério, Mariano, Manuel Pedro, Arleto Guedes, Hélio, Soiá. Mestre Calá escreveu o prefácio do livro.

O livro foi vendido a CR 5,00. A edição teve a tiragem de 5.000 exemplares que foram esgotados em um mês. E quem tem o livro, que se tornou uma relíquia, o guarda com muito amor e carinho. O lançamento foi no salão principal da sede do Paysandu, na data de 7 de julho de 1977, às 7 horas da noite. A sede bicolor ficou abarrotada de bicolores. Cerca de dois mil simpatizantes do Papão estiveram presentes no local. A partir daí, o jornalista criou gosto pela pesquisa e publicação de livros e não parou mais. O livro sobre o Paysandu que ele está anunciando será o de número 22 de sua lavra.

Amante da pesquisa

Curioso por natureza sobre o futebol do Pará, Ferreira da Costa pesquisa a história dos clubes paraenses, das federações esportivas, dos campeonatos que os times locais disputaram e também sobre a trajetória dos nossos futebolistas desde 1971, quando contava com 23 anos de idade. Paralelamente, trabalhou nos principais jornais da capital paraense, entre os quais o Diário do Pará, durante 10 anos, de 1984 a 1994, na editoria de esportes reunindo, assim, não só um amplo conhecimento sobre o tema, do qual sempre foi um entusiasta, como também um fabuloso arquivo, do qual
contam revistas, livros, jornais e outros materiais.

+ Com Paysandu e sem Remo, quadrangulares da C estão definidos

PARA LER SOB ENCOMENDA

Para encomendar a obra “Paysandu Sport Club - A gloriosa história do maior campeão da Amazônia”, é preciso acessar o e-mail do autor - [email protected]. br - e fazer a reserva da obra.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Esporte Pará

Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias