
A morte do Papa Francisco causou um profundo luto em todos os cantos do mundo. O líder da Igreja Católica faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos de idade, conforme comunicado divulgado pelo Vaticano. Conhecido por ser um dos papas mais carismáticos da história, ele também ficou marcado pela sua paixão pelo futebol.
Francisco não escondia de ninguém que era torcedor do San Lorenzo, da Argentina. E durante seu pontificado, ele foi presenteado com diversas camisas de futebol por clubes do mundo inteiro, dentre os quais três são do Pará: Clube do Remo, Paysandu e Águia de Marabá.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Morre o papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano
- Papa Francisco recebe camisa de time paraense. Saiba qual!
- Camisa do Clube do Remo também é entregue ao Papa Francisco

A primeira homenagem ocorreu em 2016, quando o torcedor Walmir Oliveira da Costa (já falecido) entregou a camisa do Paysandu ao Papa, durante visita na Praça de São Pedro. A imagem logo se espalhou nas redes sociais, por ocasião do domingo de Páscoa, daquele ano.
No perfil oficial do Paysandu, seu filho, Nando Costa, falou sobre a homenagem com a foto divulgada pelo clube. "Obrigado por postar a foto do meu pai entregando a camisa do nosso amado clube ao Santo Padre. Ambos descansam ao lado do Deus!", declarou.

Passados alguns anos, em 2022, Papa Francisco recebeu as camisas de Águia de Marabá e Clube do Remo, por ocasião da Visita "Ad Limina", que os bispos realizam de cinco em cinco anos ao Papa. A entrega dos uniformes aconteceu através do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, com a camisa do Águia, e por Cônego Plínio Moraes Pacheco, que estava ao lado de Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém.
Em entrevista ao DOL, Cônego Plínio relembrou o momento vivido com grande emoção. "Ele perguntou se era um time da Amazônia e eu disse que era o Clube do Remo, o rei da Amazônia. Ele falou: 'que Deus abençoe os times da Amazônia. Eu entreguei a camisa personalizada FRANCISCO 33. Para mim, como torcedor do Remo, foi muito significativo", afirmou.

O governador Helder Barbalho e sua esposa, a primeira-dama Daniela Barbalho também entregaram camisas de Remo e Paysandu ao Pontífice falecido hoje. A homenagem aconteceu em 2019, por ocasião de visita ocorrida no Vaticano. Ambos mostraram as camisas com o nome do Papa e o número 10 nas costas.

HOMENAGENS DE LEÃO E PAPÃO
Logo após o falecimento de Francisco, Clube do Remo e Paysandu emitiram nota de pesar em suas redes sociais.
"Com profundo pesar, o Clube do Remo lamenta o falecimento do Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio. Exemplo de fé, humildade e diálogo, sua passagem deixa um legado de compaixão e esperança para o mundo. Nossos sentimentos à comunidade católica e a todos que se inspiraram em sua trajetória", ressaltou o Clube do Remo.
"O Paysandu Sport Club expressa suas condolências a toda a comunidade católica pela perda irreparável do Santo Padre, o Papa Francisco.
Em seu pontificado, marcado pela coragem, diálogo e acolhimento aos mais vulneráveis, o Papa Francisco tornou-se, para todo o mundo, uma referência de dedicação e amor ao próximo.
Que a chama do seu legado de fé, humanidade e solidariedade permaneça acesa nos corações dos fiéis. Descanse em paz", lamentou o Paysandu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar