plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
ESPORTE PARÁ

Conheça a francesa que se apaixonou pelo Cametá

O município de Cametá é o mais antigo e tradicional dos baixos rios do Tocantins. O nome da cidade deriva da palavra tupi Caamutá, indicando a clara influência indígena. Mas não foram somente os índios que influenciaram a cidade de Cametá. Antes de ser co

twitter Google News

O município de Cametá é o mais antigo e tradicional dos baixos rios do Tocantins. O nome da cidade deriva da palavra tupi Caamutá, indicando a clara influência indígena. Mas não foram somente os índios que influenciaram a cidade de Cametá. Antes de ser colonizada por Portugueses, a região era dominada por franceses. A cidade da Europa também deixara sua marca em Cametá.

E hoje, séculos depois das eras de colonização, uma francesa se apaixona pela cidade e por seu Clube. Carole Liorgier, fotógrafa que está no Pará há sete meses conta que no início de sua viagem pelo estado, conheceu a cidade do Mapará e seus interiores. Daí sua admiração pela cidade foi nascendo. “Eu comecei minha viagem no Pará visitando Cametá, passei muito tempo visitando os seus interiores e me apaixonei pela cidade e pelo povo”, revela Carole.

Mas não foi em suas andanças pela cidade que Carole começou a torcer pelo Mapará. Ela diz que quando estava em Belém, viu um jogo que a fez se tornar uma torcedora cametaense. “Eu cheguei em um bar e vi uma partida de Cametá e São Francisco e o Cametá fez 6 a 4. Então, eu pensei: ‘esse time deve ser poderoso!’ e comecei a gostar da equipe do Cametá”.

Sobre o futebol francês, Carole disse ser uma torcedora da equipe de St. Ettiene, time da cidade onde mora. O clube francês compartilha de muitas similaridades com a equipe do Pará, ambos carregam os nomes de sua cidade e possuem verde em seus uniformes, com a diferença da segunda cor: Branca no St. Ettiene e vermelha no Cametá. O St. Ettiene é o principal rival do time Olympique Lyonnais, cujo símbolo é um Leão, que também é o símbolo do adversário do Mapará na final do Parazão.

Sobre a final do Campeonato Paraense, a francesa disse que o Cametá é o favorito ao título, mas ela não sabe se irá para a final. “O nosso time tem uma boa organização, é forte. Tem jogadores como Rafael Paty e Ratinho, que jogam muito bem. O Cametá tem uma grande possibilidade de ganhar o campeonato”, enfatizou, seguindo. “Acho que vou para a final, mas o problema é que meu namorado torce pro Remo, então complica um pouco”, Carole. (Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias