plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ANÁLISE

Gerson Nogueira: Paysandu assume risco e Remo faz estreia

O time bicolor será comandado nos três jogos finais da Série C por Wilton Bezerra, já o Leão, se prepara, com time alternativo, para enfrentar o Galvez-AC.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gerson Nogueira: Paysandu assume risco e Remo faz estreia camera Wilton Bezerra assume o Papão nos três últimos jogos da Série C | Foto: John Wesley/Paysandu

Uma manobra de risco

É compreensível a relutância do presidente do PSC, Mauricio Ettinger, em tomar a decisão de demitir o técnico Roberto Fonseca a três jogos do fim do quadrangular do acesso. Pelos demais integrantes da diretoria, o treinador teria sido afastado depois da goleada diante do Ferroviário, ainda na fase de classificação.

Ettinger exerceu o papel moderador, ponderando que era melhor dar um voto de confiança a Fonseca, o que se revelou uma decisão acertada. Na sequência, o PSC se classificou à fase seguinte com uma rodada de antecedência. O problema é que o time jamais passou confiança, tendo apenas alguns bons lampejos.

Para o nível da competição, o elenco está no mesmo nível da maioria dos adversários, mas coletivamente ficou sempre alguns degraus abaixo. A falta de articulação no meio-campo foi compensada parcialmente com a entrada de José Aldo, mas no geral a equipe mostra falhas primárias de organização e um preocupante bloqueio ofensivo.

LEIA TAMBÉM: Roberto Fonseca tem culpa nos resultados do Paysandu?

Na fase mais importante do campeonato, o PSC conquistou dois empates (Criciúma e Botafogo-PB) e perdeu uma partida, para o Ituano, sábado passado. Sem apresentar movimentação pelos lados e recorrendo sempre aos manjados cruzamentos sobre a área, o time exibiu fragilidades incompatíveis com o projeto de acesso.

Foi essa percepção que levou a diretoria a decidir majoritariamente pela dispensa do treinador, em reunião que começou no final da manhã e se estendeu até a tarde. Fonseca teve um desempenho de 52,8% no curto período em que comandou o Papão.

Além da saída de Fonseca, ficou definido que o auxiliar técnico Wilton Bezerra será o substituto nos jogos que restam pela Série C e no começo da caminhada na Copa Verde.

Bezerra tem no currículo a façanha da conquista do título estadual da temporada, revertendo a ampla vantagem imposta pela Tuna no primeiro jogo da decisão. Foi uma partida só, mas deixou excelente impressão entre os dirigentes e na própria torcida.

A Série C é bem diferente do Parazão e a missão agora é recuperar o time em três jogos – Ituano em casa, Botafogo fora e Criciúma fechando o quadrangular. Um tremendo desafio, mas Bezerra entra na condição de franco-atirador, e com a expectativa de que possa operar o pequeno milagre de fazer o time funcionar competitivamente.

Não deixa de ser uma jogada de risco, mas, nas circunstâncias, é algo que pode funcionar, principalmente quanto ao lado motivacional.

Com time mesclado, Leão tenta iniciar bem a Copa Verde

O Remo encara hoje o Galvez-AC pela Copa Verde, abrindo sua caminhada na competição na condição de vice-campeão. Perdeu o torneio de 2020 por detalhes contra o Brasiliense, mas com o peso de um elenco de Série B entra na presente edição na condição de favorito ao título.

A equipe será mesclada, com a entrada de jogadores que normalmente ficam entre os suplentes, como Ronald, Warley, Rafinha e Jefferson. Chama atenção, porém, que mesmo em jogo que abre oportunidade para jogadores pouco utilizados no elenco o volante Paulinho Curuá seja deixado de lado.

Curuá deve ser um daqueles casos típicos de incompatibilidade entre técnico e atleta. De perfil tímido, como boa parte dos jogadores regionais, ele foi ficando em segundo plano e hoje é um dos poucos do elenco que ainda não participou de nenhum jogo na Série B.

Perdeu espaço até para o recém-contratado Neto Moura, que ainda não disse a que veio e já atuou em três partidas. Até por essa exclusão no Brasileiro, esperava-se que Curuá fosse lembrado para formar no Remo alternativo na Copa Verde. Mas, por enquanto, segue barrado.

Tecnologia beneficia clubes e facilita vida do torcedor

Com o retorno de público aos estádios de quase todo o país, um ano e meio após a eclosão da pandemia no país, a CBF busca organizar e acatar os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, lançando mão de tecnologia para tornar mais segura e menos problemática a atual fase de retomada.

Com um sistema mais ágil e informatizado de bilhetagem e meios de pagamento, a entidade vem conseguindo disciplinar o acesso da torcida aos estádios, parte mais crítica do processo. Desse modo, tem sido possível manter o distanciamento e evitar aglomerações e filas, principalmente no Mineirão, Maracanã e Allianz Parque.

O volume de dinheiro – principalmente com bilheteria – movimenta anualmente no Brasil cerca de R$ 4,5 bilhões, mesmo num ano típico, como o de 2020, quando a pandemia limitou serviços e impôs o isolamento social.

Na avaliação de especialistas, os principais estádios do Brasil devem passar a oferecer mais conforto, comodidade e opções de lazer nesta etapa de retomada, a exemplo do que já ocorre nas capitais europeias.

Um dos itens mais elogiados pelos torcedores é o modelo de aplicativo ou cartões/pulseiras cashless, que permitem solicitar comidas e bebidas sem se deslocar das cadeiras. Ao mesmo tempo, a tecnologia utilizada contribui no aspecto da segurança, pois as pessoas não precisam portar cartões ou dinheiro vivo para efetuar compras.

Na outra ponta do processo, os frequentadores de arenas Fifa dispõem de terminais de autoatendimento, que desafogam a procura por serviços convencionais, aumentam as vendas e permitem usufruir de promoções exclusivas, através de cadastro de torcedores e sistemas de fidelização.

Para as diretorias dos clubes, a boa notícia é o uso de meios eletrônicos que permitem acompanhar em tempo real e on-line a venda de ingressos, itens de lojas e restaurantes, facilitando o controle sobre a gestão de vendas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

    Últimas Notícias