plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
Imagem ilustrativa
SEM TRANSPARÊNCIA

Paysandu ainda não publicou balanço financeiro de 2024

A falta de transparência histórica do clube alviceleste pode ser uma das inúmeras explicações para o baixo desempenho no futebol em 2025

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Paysandu ainda não publicou balanço financeiro de 2024 camera Paysandu enfrenta crise de transparência após rebaixamento, com falta de balanços financeiros e protestos da torcida por mais clareza na gestão. | Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

A temporada 2025 do Paysandu Sport Club terminou de uma forma melancólica, com um rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro com 3 rodadas de antecedência. Após esse resultado ruim dentro de campo, a alta cúpula bicolor optou por fazer uma grande reformulação no departamento de futebol, trazendo novos e antigos nomes para tocar o planejamento para a temporada 2026. No entanto, apesar da tentativa de olhar para o futuro de forma mais próspera, problemas do passado ainda imperam pelos lados da Curuzu, e um deles é a falta de transparência.

Oficialmente, a temporada deste ano terminou no dia 23 de novembro, com o fim da Série B, e, desde então, mudanças significativas vêm sendo implementadas na gestão do futebol do Paysandu, mas o que ainda não mudou foi a falta de compromisso com a transparência. Até esta segunda-feira (01/12), o clube alviceleste ainda não havia publicado o balanço financeiro e o Demonstrativo de Resultados do Exercício referente ao ano de 2024 em seu site institucional, último ano da gestão do ex-presidente Maurício Ettinger. Este segue sendo visto frequentemente e bastante atuante nos bastidores do clube.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

A publicação desses documentos é uma exigência imposta pela Lei n.º 9.615/1998 — conhecida como Lei Pelé. O art. 46-A da Lei Pelé exige que entidades de prática desportiva (como clubes de futebol profissionais) apresentem “suas demonstrações financeiras, juntamente com os respectivos relatórios de auditoria”. A obrigação de divulgação não é apenas contábil interna: os clubes devem tornar públicos os balanços. A lei determina que o balanço anual seja divulgado — a divulgação é exigida até 30 de abril do ano seguinte ao exercício.

Ainda de acordo com a legislação, essas demonstrações devem seguir os padrões definidos pelo Conselho Federal de Contabilidade, ser submetidas à auditoria independente e, posteriormente, publicadas até o último dia útil de abril do ano seguinte, permanecendo acessíveis por pelo menos três meses tanto em sítio eletrônico próprio quanto no site da respectiva entidade de administração ou liga. Além disso, o artigo também estabelece que, para entidades de prática desportiva, a inelegibilidade de seus dirigentes é de cinco anos para cargos equivalentes.

O texto prevê ainda que o descumprimento das obrigações do artigo, sem prejuízo das penalidades já previstas em legislações tributária, trabalhista, previdenciária e cambial, acarretará a inelegibilidade já mencionada e sujeitará a entidade infratora, após trânsito em julgado em processo administrativo ou judicial, ao afastamento de seus dirigentes e à nulidade de todos os atos praticados por eles após a infração, respeitados os direitos de terceiros de boa-fé. O artigo define ainda que os dirigentes responsabilizados serão sempre o presidente da entidade, ou quem exerça função equivalente, bem como o dirigente que praticou a infração, ainda que por omissão.

E, além das sanções administrativas contra dirigentes, o clube pode ficar impedido de aderir ao PROFUT, mecanismo do governo federal que permite aos clubes de futebol renegociar e parcelar suas dívidas fiscais, trabalhistas e previdenciárias, concedendo condições especiais para pagamento.

Sendo assim, o Paysandu está indo de encontro a uma lei federal há exatamente 7 meses. A equipe de reportagem do DOL entrou em contato com o clube acerca do assunto, mas, até o fechamento da matéria, não obteve qualquer retorno. O espaço segue aberto para atualizações assim que o Paysandu enviar seu posicionamento.

Quer mais notícias do Paysandu? Acesse nosso canal no WhatsApp

Publicação e retirada

Em setembro deste ano, o DOL trouxe em primeira mão que o clube havia publicado resultados mensais referentes ao ano de 2024, em que, no último mês daquele ano, o clube havia apresentado um déficit de R$ 18,8 milhões. Após a publicação da reportagem, os documentos foram retirados do site do Paysandu.

Na época, a reportagem tentou entrar em contato com a agremiação para verificar o porquê dos documentos terem sido retirados, mas não obteve retorno. Em outubro, o atual presidente, Roger Aguilera, numa entrevista exibida num canal do YouTube, afirmou que o balanço estava sendo finalizado e seria publicado nos próximos dias. Mas, cerca de 1,5 mês depois, nenhum documento foi publicado no site do Paysandu.

As últimas menções a qualquer resultado financeiro do clube remetem ao ano de 2023, com balanços mensais e o DRE. Desde então, não houve qualquer atualização de novos documentos nesta aba do site.

Paysandu ainda não publicou balanço financeiro de 2024
📷 |

Essa falta de transparência vem sendo motivo de muitos protestos por parte da torcida bicolor, que vem cobrando veementemente da diretoria mais ações transparentes com os recursos do clube. Esses registros não entram em campo, mas ajudam a explicar o bom ou o mau momento de um clube dentro de campo. No caso do Paysandu, pode ser uma das explicações para o desempenho desastroso dentro das 4 linhas em 2025.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Paysandu

    Leia mais notícias de Paysandu. Clique aqui!

    Últimas Notícias