plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AGROPARÁ

Premiação: Queijo do Marajó tem destaque internacional

Queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal, ficou em 9° lugar na categoria 'Leite de Búfala - Leite cru pasteurizado' em competição mundial em Minas Gerais. Veja esses e outros assuntos na edição de setembro da revista Agropará.

Imagem ilustrativa da notícia Premiação: Queijo do Marajó tem destaque internacional camera Queijo do Marajó é destaque. | Reprodução

O queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal, localizada no município de Soure, vencedor do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Estado do Pará, o "Queijo Pai D'Égua", promovido em junho deste ano, pelo Governo do Estado por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), teve participação inédita na Expo Queijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. É o principal concurso internacional de queijos artesanais da América Latina, realizado na cidade de Araxá, em Minas Gerais, em agosto. Saiba mais sobre o sucesso do "Queijo Pai D'Égua" na edição de setembro da revista Agropará.

A edição deste ano contou com 410 produtores inscritos com 1,3 mil queijos de 10 países, incluindo Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai. O evento contou com mais de 200 especialistas como jurados, que avaliaram os atributos sensoriais dos queijos inscritos, incluindo aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. As premiações contaram com categorias ouro, prata, bronze e o “Super Ouro”.

O queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal, ficou em 9° lugar no concurso, na categoria "Leite de Búfala - Leite cru pasteurizado, massa não filada até 30 dias de maturação". O resultado final foi) foi disponibilizado pela coordenação do evento com a pontuação de todos dos participantes. "Estamos muito felizes de ver o nosso queijo participando da ExpoQueijo, é um momento incrível, com muita troca de experiências, muito conhecimento em volta da produção de laticínios", comemorou o responsável técnico da queijaria Fazendo Leal, Douglas Marcel.

Conteúdos relacionados

"Quero agradecer primeiramente a Deus por este momento, seu Alfredo Leal (proprietário da fazenda Leal), à Emater Pará, e às pessoas que contribuíram direta e indiretamente para que pudéssemos trazer a nossa iguaria até aqui. Poder representar o nosso Estado é uma honra, uma responsabilidade muito grande, que nunca imaginamos vivenciar, estamos aqui, para o Brasil e o mundo conhecer o nosso laticínio e para que as pessoas visitem a nossa região do Marajó rica por suas iguaria, cultura e ancestralidade", pontuou.

O representante do Pará, o "Queijo Pai D'Égua" participou da competição internacional com patrocínio do governo do estado, por meio da Emater, que custeou as passagens áreas do representante da queijaria. "O papel da Emater foi fundamental em promover o concurso do "Queijo Pai D'Égua" até o momento que a gente consegue levar o produtor para este concurso internacional, promover e dar visibilidade para os produtos paraenses. A Emater já trabalha no sentido de qualificar toda essa produção, mas é importante que o agricultor veja com os seus próprios olhos aonde ele pode chegar, quais exigências ele precisa atender para chegar nesses locais de destaque. Quando o produtor enxerga isso e sai de sua zona de conforto e consegue ver aonde ele pode chegar, desde que ele consiga se qualificar e se preparar para isso, este é ponto mais importante de todo este trabalho, por que, por mais que a gente como extensão rural, a gente leve informações e sensibilize o produtor, nada mais importante do que viver a experiência de estar neste evento, compartilhar conhecimento, absorver a experiência, saberes e vivências de outras pessoas, oportunizar isso, mostrar ao produtor o que é o mercado internacional e o que se exige de um queijo para que ele seja valorizado em qualquer espaço. Isso foi o mais importante e o grande diferencial deste trabalho", ressaltou a coordenadora do Concurso Queijo Pai D'Égua, Karine Sarraf, que é veterinária e extensionista da Emater

“É uma alegria muito grande para nós todos, na ExpoQueijo, quando percebemos que tantas cidades e tantos estados brasileiros tem resultados tão expressivos como os produtores do Pará tiveram. Em mais de 1.300 queijos inscritos do mundo, entre tantas categorias, esse destaque que o Queijo Marajó, da Fazenda Leal tem, é algo que precisa ser enaltecido. Foi um presente para nós, termos competidores desse nível, com tanta qualidade e comprometimento com a produção artesanal de queijos. Isso só comprova a força da agricultura familiar e da importância dessas pequenas propriedades para o nosso agronegócio e para a tradição dos queijos no Brasil”, ressaltou a coordenadora geral da feira Internacional "ExpoQueijo", Maricell Hussein.

VENCEDOR

Premiação: Queijo do Marajó tem destaque internacional
📷 |( Reprodução )

O vencedor do ExpoQueijo recebeu o título de “Super Ouro”, uma espécie de certificação internacional de qualidade. O grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia. O produto concorreu na categoria Queijo de leite de vaca pasteurizado, com tempo de maturação de 91 a 180 dias e casca tratada. O produtor Mauricio Couly disse que a inspiração do produto é suíça e leva o nome da sua terra na Argentina, Quatro Esquinas.

Além do concurso, a ExpoQueijo Brasil também oferece o Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar, onde especialistas discutem inovações, métodos e práticas para melhorar a qualidade e agregar valor comercial ao queijo artesanal.

Premiação: Queijo do Marajó tem destaque internacional
📷 |( Reprodução )
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em AgroPará

Leia mais notícias de AgroPará. Clique aqui!

Últimas Notícias