
Os proprietários de veículos costumam acreditar que quanto mais manutenção, melhor para o automóvel. No entanto, especialistas alertam: algumas práticas comuns, executadas com a melhor das intenções, podem causar danos significativos aos carros.
"Tudo em excesso faz mal", confirma o ditado popular que, de acordo com técnicos do setor automotivo, também se aplica aos cuidados com veículos.
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Além do gastar sem necessidade, algumas práticas causam o efeito contrário a diminuem a vida útil do automóvel.
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Confira cinco práticas que, em vez de beneficiar, podem prejudicar seu carro:
Polimento excessivo da pintura danifica o verniz
Muitos proprietários optam pelo polimento para recuperar o brilho da carroceria, principalmente em carros com mais tempo de uso. Apesar do resultado visual impressionante, especialistas advertem sobre os riscos deste procedimento quando realizado com frequência.
"Polimento é uma ação retificadora, para uniformizar, recuperar o brilho e remover imperfeições. Como remove parte da camada de verniz, ele tem um limite. Existem carros que não toleram mais que três polimentos", adverte Antônio Carlos Cosimato, da Deep Cleaning, empresa especializada em detalhamento automotivo.
Aditivos no óleo ou combustível: gasto desnecessário
Serviços oferecidos em postos de combustível com a promessa de "limpar" o motor e melhorar o consumo são geralmente dispensáveis e podem até provocar danos. Para quem deseja evitar o acúmulo de sujeira, os postos já disponibilizam versões aditivadas de gasolina e etanol.
Limpeza "preventiva" dos bicos injetores: prática ultrapassada
"Hoje não está prevista a limpeza de bicos injetores no plano de manutenção, ao menos nos manuais que eu já consultei. Desconheço montadoras que recomendam a prática ao atingir determinada quilometragem", afirma Erwin Franieck, mentor em engenharia avançada da SAE Brasil.
Segundo o especialista, esta cultura provém do tempo do carburador, quando era necessária a remoção de resíduos. Com a evolução tecnológica e a melhoria dos combustíveis, a limpeza deve ocorrer apenas quando existe falha comprovada causada por entupimento.
Abastecimento até a boca danifica componentes
Encher o tanque até transbordar pode danificar o cânister, filtro com carvão ativado que retém os gases evaporados do combustível.
"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Esse filtro, geralmente localizado próximo ao tanque, é encharcado, perdendo toda sua eficiência", alerta o engenheiro Everton Lopes, mentor em energia a combustão da SAE Brasil.
A recomendação é interromper o abastecimento assim que o gatilho da bomba desarmar, o que proporciona um nível adequado e seguro.
Descarbonização química do motor ("Flush") pode trazer sérias complicações
A limpeza química interna do motor, conhecida como "flush", promete melhorar consumo e performance, mas pode causar problemas graves, especialmente em veículos com alta quilometragem.
"Não recomendo, sobretudo se o motor apresentar alta quilometragem e maior consumo de óleo, por conta do desgaste natural dos componentes internos, com formação de borra", avalia Lopes.
O especialista esclarece que partículas que se desprendem durante o processo podem contaminar o óleo e, se entrarem no circuito de lubrificação, causam danos e podem até provocar o travamento do motor.
Manutenção correta
A manutenção preventiva continua essencial para estender a vida útil do veículo, mas deve seguir as recomendações contidas no manual do proprietário. O excesso de zelo pode, ironicamente, reduzir a durabilidade do seu automóvel e gerar despesas desnecessárias.
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