Tal famosa perdeu dezenas de quilos em poucas semanas depois de dar à luz. Notícias como essa podem gerar cobranças em mães que acabaram de passar por um período transformador e cheio de mudanças, tanto físicas quanto emocionais.

“Amamentar, olhar nos olhos do filho, por exemplo, são situações que liberam ocitocina no corpo da mãe, por isso, é uma fase que envolve tanto amor. No entanto, também pode envolver ansiedade, insegurança e medo, afinal, são muitas responsabilidades novas que podem gerar a sensação de não preparo”, explica a psicóloga Vânia Celedonio Ortiz, especialista em Terapia de Casal e Família.

Psicóloga explica como as mudanças podem afetar na vida de uma mãe. (Foto: Arquivo Pessoal)

Algumas mudanças são transitórias, como o peso, mas outras são permanentes, como as cicatrizes e estrias, marcas que, segundo a psicóloga, podem virar foco de insatisfação, insegurança e dor.

“O cansaço aumenta devido a privação de sono, a irregularidade na alimentação pode gerar irritabilidade; por conta das transformações corporais, a autoestima pode baixar, a frustração e a culpa podem aparecer por situações como dificuldade na amamentação e pelo mal estar que a mãe apresenta ao se sentir impaciente com um momento tão “mágico”. Diante desse quadro emocional, é importante que a mãe se perdoe ao compreender que, apesar de ser um momento de muito amor, ela não vai e sentir sempre feliz, grata e sorridente. Esse é um padrão imposto pela sociedade, mídias, redes sociais, etc.”, destaca a psicóloga.

A principal maneira de reverter esse quadro, segundo a especialista, é alterar a visão que se tem sobre as marcas da maternidade, mesmo com a pressão vinda do parceiro ou até mesmo da família.

“A mãe precisa ser mais realista, evitar as comparações com outras pessoas e focar nos aspectos funcionais que essa fase trouxe para vida dela. Caso ela não consiga lidar sozinha com todas essas mudanças, é recomendável que ela procure a ajuda de um psicóloga para desenvolver as habilidades necessárias para lidar com esta fase de sua vida”, orienta Vânia.

Olhar no espelho depois do parto pode não ser uma tarefa fácil para muitas mães e muitas se sentem incomodadas com o que veem. Para Daniela Oliveira Gomes, mãe da Maria Isadora Oliveira Gomes, as mudanças mais significativas pós-parto foram em relação ao peso, a flacidez e as estrias na barriga e nos seios.

“Isso me afetou bastante porque eu sempre tive cuidado para não ter estrias e mesmo utilizando produtos para evitá-las, tive bastante. Afetou muito a minha autoestima, eu não me sentia bonita. Acredito que tive baby blues, pois não tinha vontade de me arrumar e nem de fazer nada relacionado a estética”, relembra.

Daniela recebeu o apoio do marido e de outras mães para lidar com as transformações. (Foto: Arquivo Pessoal)

Daniela conta que apesar do apoio do marido, as cobranças partiam dela mesma. “Tudo que eu pensava era que as pessoas iam reparar, que eu fiquei feia, que não ia poder mais usar biquíni, que não ia voltar nunca mais para o meu corpo de antes. Era uma cobrança mais interna do que das pessoas de fato, até porque nunca ninguém me perguntou ou comentou nada sobre isso. Era uma cobrança minha”, ressalta.

Com o apoio do marido e com e troca de experiências com outras mães, Daniela enfrentou melhor esse processo de transformações e mudanças. Hoje, ela garante que sabe lidar muito bem com o corpo pós-parto.

Maria Isadora Oliveira Gomes, filha de Daniela. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Meu marido sempre dizia que eu continuava linda e agora mais ainda, por ter a nossa filha. O apoio dele foi fundamental, inclusive com os cuidados da bebê, para que eu pudesse fazer coisas pra mim e aos poucos retornar a minha autoestima. Com apoio e troca de experiências com outras recém mães, me ajudou a entender esse processo e ele não se tornar um bicho de sete cabeças hoje em dia. Não me importo tanto quanto antes. Entendi que é um processo e que isso fazia parte e, que posso explorar outras coisas em mim. Descobri tantas outras que me faziam sentir bem comigo mesma, para além do peso”, comemora Daniela.

Mãe aos 16 anos, Izabel Soares, conta que sua primeira experiência foi assustadora e cheia de medos. Na segunda gestação, ela passou a lidar melhor com as mudanças e cobranças.

Izabel enfrentou dificuldades, principalmente na primeira gestação, quando tinha 16 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Tem dias muito difíceis em que você pensa naquela vida de antes. Com 11 anos eu jogava futebol e amo jogar bola até hoje. Isso me afetou porque pensava que não poderia jogar mais e ficaria diferente fisicamente, mas pensava sempre positivo, que daria tudo certo”, relembra Izabel.

Atuando na área de Educação Física, a mãe de Izabelly Soares, de 13 anos, e Izadora Machado, de 4, conta recorda que o corpo mudou muito e as cobranças vinham de todos os lados.

“Enquanto amamentava, ficava muito magra, mas depois voltava ao normal. Nesse tempo de amamentação, meus cabelos caiam, ficava aparecendo todos os meus ossos, nunca fiquei acima do peso”, descreve.

Izabel com as filhas Izabelly e Izadora. (Foto: Arquivo Pessoal)

No entanto, mesmo tendo um cuidado especial com o corpo, Izabel encara as modificações de maneira positiva, que trouxeram seus maiores presentes ao mundo.

“Eu me importo sim com meu corpo, ainda mais por ser da área de Educação Física. Pra mim todas conseguem viver bem, basta querer, principalmente a saúde, já que a estética, na minha opinião, fica em último. Toda mãe precisa de apoio e incentivo para se cuidar e ter sua autoestima viva”, afirma.

COBRANÇAS DO PARCEIRO

Há cerca de duas semanas, o desabafo de uma mãe viralizou nas redes sociais após ela expor as cobranças feitas pelo marido em apenas uma semana após dar à luz ao filho do casal.

“Você já emagreceu no passado quando estava com seu ex. Você não me ama o suficiente para emagrecer agora por mim?”, questionou o marido à esposa que havia engordada 23 quilos na gravidez.

Em busca de ajuda com a pressão do marido, que continua intensa mesmo após a mãe emagrecer 13 quilos em dois meses, ela recorreu a rede social materna Mumsnet.

Desabafo da mãe que está sofrendo cobranças do marido viralizou. (Foto: Mumsnet/reprodução)

Veja o desabafo:

“Tudo começou quando, uma semana após dar à luz, eu flagrei uma mensagem no celular do meu marido para uma mulher que frequentava a mesma academia que a gente. Ele estava elogiando os braços definidos dela e flertando. Isto obviamente me deixou devastada. Então, eu passei a ver o celular do meu marido com frequência e achei várias fotos de mulheres magras da nossa academia e até de ex-namoradas dele. Isto partiu meu coração, mas eu não falei nada pelo bem do meu bebê”.

O marido acabou descobrindo que ela havia mexido no celular. “Ele disse que eu havia quebrado sua confiança. Mas mesmo assim não falei nada sobre os flagras. Foi quando ele me perguntou: ‘Você já emagreceu no passado quando estava com seu ex. Você não me ama o suficiente para emagrecer agora por mim?’”, contou a mãe. 

O bullying do marido continuou, foi piorando e as cobranças continuam. “Eu cheguei ao ponto de ir às lagrimas e falar para ele: ‘não é justo!’. E ele continuou dizendo: ‘você não me ama o suficiente para perder o peso que ganhou’. Eu não consigo parar de chorar, estou devastada. Eu realmente acreditava que havia me casado com alguém que me amava por quem eu era, não pela minha aparência. Mas acho que ele se importa só com o corpo. Eu estou muito insegura, me sentindo muito mal no momento, não sei o que fazer”..

JORNALISTA DESLIGADA

Outra polêmica recente foi envolvendo a jornalista Michelle Sampaio, que tornou público seu desligamento da TV Vanguarda, afilada da Rede Globo no Vale do Paraíba, onde atuou como repórter e apresentador por mais de 16 anos.

No Instagram, a jornalista disse que foi demitida por estar acima do peso após uma gravidez. Michelle teve uma filha em julho de 2016 e engordou 24 quilos durante a gestação, emagrecendo sete após alguns meses.

VAMOS DEBATER SOBRE O ASSUNTO?

A boa notícia é que é possível encontrar nas redes sociais milhares de mães que debatem abertamente sobre o assunto, compartilhando fotos dos seus corpos pós-parto e desabafos pra lá de sinceros. Confira:

Leia também: 

Coordenação: Gustavo Dutra/DOL

Multimídia: Gabriel Caldas/DOL

(DOL)

MAIS ACESSADAS