Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
POLÍTICA

Ao vivo: assista aqui no DOL o discurso de Lula após decisão de Fachin

A expectativa é de que ele esteja acompanhado de outras lideranças de esquerda e deixe o tom eleitoral de lado.

quarta-feira, 10/03/2021, 09:38 - Atualizado em 10/03/2021, 12:33 - Autor: Com informações Último Segundo IG


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza hoje (10) o primeiro pronunciamento público após a decisão do ministro Edson Fachin o tornar livre das acusações e anular os processos contra ele. Com isso, Lula voltou a ser "Ficha Limpa". A expectativa é de que ele esteja acompanhado de outras lideranças de esquerda mas que deixe o tom eleitoral de lado.

Segundo informações do jornal O Globo, a ideia do discurso é passar uma imagem de união entre as siglas de esquerda e centro-esquerda e já estruturar a caminhada para a disputa presidencial em 2022, que ainda não se sabe se contará ou não com a figura de Lula em primeiro plano. Recentemente, ele voltou a apontar o nome de Fernando Haddad como a "bola da vez".

O evento teve início às 11h, horário de Brasília, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Você poderá acompanhar ao vivo aqui no DOL:

EXPECTATIVA

A expectativa é que Lula deixe de lado o tom eleitoral e foque mais na discussão sobre a decisão de Fachin e o futuro do ex-ministro Sérgio Moro.

Segundo a publicação, os apoiadores de Lula acreditam que iniciar um embate com o Bolsonaro neste momento só iria favorecer o atual presidente. No entanto, ele deve se colocar como "porta-voz" para tratar sobre os problemas que o Brasil enfrenta.

Alguns petistas acreditam que o momento serve para buscar conciliação e tentar uma "pacificação nacional" entre os partidos. Caso busque este caminho, Lula transmitirá a imagem para criação de um possível bloco para 2022. Porém, a junção não deve contar com o nome de Ciro Gomes, que tem criticado o ex-presidente e chegou a dizer que ele "faz parte do problema", o que deve afastar as duas lideranças em um futuro próximo.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS