plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DOR NO BOLSO

Pão deve ficar mais caros no Pará após decisão do STF

O Supremo invalidou um decreto estadual que concedia incentivo fiscal ao segmento de panificação, o que deve trazer prejuízo direito ao consumidor. Outros produtos derivados da farinha de trigo também devem ter reajuste.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pão deve ficar mais caros no Pará após decisão do STF camera Reprodução/Internet

Se tem uma coisa que o brasileiro não abre mão é daquele pão quentinho no café da manhã, e grande prova disso deve-se ao crescimento do seguimento, que está entre os seis maiores da indústria do Brasil. O que não livra o produto da variação de preço que tem atingido em cheio o bolso do brasileiro quando o assunto são alimentos.

No Pará, o preço dos produtos a base do trigo deve subir pelo menos 10% nas próximas semanas, segundo informou o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipan).

O aumento no preço do pão e de outros produtos derivados do trigo será inevitável, segundo a entidade, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a norma do Governo do Pará que assegura incentivo fiscal de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos que atuam no segmento.

VEJA TAMBÉM!

Sindipan informou ainda que, todos os produtos derivados do trigo, como massas, biscoitos, bolos e bolachas deverão sofrer aumento. Agora o Sindicato aguarda uma visita de representantes dos moinhos que fazem parte do Sindipan para analisarem os impactos desta medida no preço final, o que chega nas padarias e é repassado ao consumidor.

Na sessão virtual realizada no dia 18 de junho, o STF considerou, de forma unânime, inconstitucional o Decreto Estadual 4.676/2001 (Regulamento do ICMS), na redação dada pelos Decretos 1.522/2009, 1.551/2009 e 360/2019, que concede incentivo fiscal de ICMS às indústrias de produtos derivados de farinha de trigo. Desta forma, o Plenário do Supremo julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6479), objeto de impugnação pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias