Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
VEJA O VÍDEO

Avião soviético é flagrado pousando em garimpo brasileiro

O An-2 é o primeiro avião feito pela lendária fabricante de aviões Antonov, a mesma que fabricou e opera hoje o maior avião do mundo, o An-225 Myria.

segunda-feira, 29/11/2021, 18:33 - Atualizado em 29/11/2021, 18:33 - Autor: Com informações aeroin.net


O An-2 nunca foi utilizado amplamente no Brasil
O An-2 nunca foi utilizado amplamente no Brasil | Reprodução

A aviação sempre pode surpreender e um dos aviões mais raros do Brasil foi visto na última quinta-feira (25),  em um local inusitado: a Amazônia. O An-2 é o primeiro avião feito pela lendária fabricante de aviões Antonov, a mesma que fabricou e opera hoje o maior avião do mundo, o An-225 Myria.

Não apenas o An-2 é o primeiro avião desenvolvido por Oleg Antonov, que dá nome à fábrica, mas se tornou o biplano monomotor de maior produção no mundo, dadas suas características únicas, a possibilidade de pousar em pistas curtas, robusta e capacidade de carga.

O An-2 nunca foi utilizado amplamente no Brasil, chegando apenas por mãos de colecionadores, aeroclubes e empresas de saltos de paraquedas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram registrados no Brasil apenas 9 aviões do modelo, da versão P de Passageiros, T de Carga e TD de paraquedistas.

Acontece que um dos Antonov que estavam sem poder voar (por condições irregulares na ANAC) acabou surgindo “do nada” no meio da Amazônia em vídeos que passaram a circular nas redes sociais. De matrícula PT-BIA, o avião foi fabricado em 1981 e é da variante TD.

Veja também!


No passado, essa aeronave já estampou as cores da EJ, a maior escola de aviação civil do país, baseada no interior de São Paulo. No entanto, segundo último registro da ANAC, o biplano estava sob a propriedade do Clube de Paraquedismo de Arapongas, no Paraná, e ficou irregular devido ao Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade estar vencido desde junho deste ano.

Desde então, não se ouviam mais notícias do PT-BIA, até que ele ressurgiu agora em vídeos mostrando a aeronave operando no garimpo, sem autorização da ANAC.

No vídeo, é possível ver o Antonov voando baixo e passando perto da vegetação antes de pousar na pista de terra, quicando no chão antes de completar o pouso. Já o outro vídeo mostra o avião sendo ligado, emitindo muita fumaça (bem típico do An-2) e fazendo seu barulho característico do motor Shvetsov ASh-62 de 9 cilindros.

Não se sabe por que o PT-BIA foi parar no meio da Amazônia e como está sendo mantido lá, mas é realmente uma cena rara e digna de qualquer filme de Ação e Aventura. As autoridades estão  investigando o caso.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS