A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última sexta-feira (28) a distribuição, comercialização, registro e utilização de autotestes para Covid-19 no país em reunião da Diretoria Colegiada. Até a última sexta-feira (4), 24 empresas haviam feito 30 pedidos de registro ao órgão.

Agora, a Gerência Geral de Tecnologia em Produtos para Saúde (GGTPS) tem até 30 dias para analisar as solicitações. A expectativa é de que os autotestes só estejam disponíveis para a população a partir de março.

LEIA TAMBÉM:

Tiroteio termina com morte de mais um suspeito de matar PM

Compradores de madeira ilegal reclamam de apreensão da carga

Segundo o presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Carlos Eduardo Gouvêa, a expectativa é de que uma embalagem unitária tenha o custo entre 45 e 70 reais. “A gente espera que seja bem abaixo do teste rápido de antígeno profissional, que tem o acréscimo de valor por causa do serviço de apoio farmacêutico ou laboratorial”, destaca.

Os pedidos de registros que aguardam avaliação na Anvisa utilizam a coleta de saliva ou nasal, feita por meio do swab, uma espécie de cotonete. Os testes serão vendidos em estabelecimentos comerciais, como farmácias, e por enquanto, não distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os autotestes não serão utilizados ​​como definidores de diagnóstico, que devem ser confirmados por um profissional de saúde. Eles também não são válidos como comprovante para viagens ou acesso a eventos.

Foto: Agência Saúde DF

MAIS ACESSADAS