plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Jader defende vacina pneumocócica mais efetiva para idosos

O senador encaminhou ao Ministério da Saúde uma indicação para que estudos sejam feitos para a imunização de todos os idosos acima de 60 anos. Brasil tem mais de 71 mil mortes por ano nessa faixa etária.

Imagem ilustrativa da notícia Jader defende vacina pneumocócica mais efetiva para idosos camera A vacina protege contra 23 tipos de pneumococos | Agência Pará

Enquanto o mundo inteiro trabalha para recuperar o tempo perdido devido às interrupções relacionadas à pandemia da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) está apoiando esforços para fortalecer os sistemas de imunização da população mundial. Um dos focos é a vacinação da população de idosos (60 anos ou mais) contra a doença pneumocócica. As mortes causadas por doença pneumocócica contabilizam 1,6 milhão de óbitos anualmente em todo o mundo. A organização reconhece que a prevenção contra as doenças pneumocócicas, incluindo pneumonia, bacteremia, meningite, entre outras, é uma prioridade global, sendo a vacinação contra o pneumococo um método recomendado por diversas organizações brasileiras e internacionais para tanto.

Para a OMS, promover a vacinação contra pneumococo reduz risco de doenças invasivas e pneumonia na população idosa, considerada de alto risco, o que provocaria também a redução dos custos com internação, além de reduzir outros associados, tais como: perda de produtividade do idoso e de seus filhos/cuidadores e custos associados ao aumento da fragilidade do idoso após a infecção aguda.

Veja também:

Ministério da Saúde aumenta atenção para hepatite misteriosa

Auxílio emergencial retroativo será pago aos pais solteiros

“Após todo sofrimento que enfrentamos durante a pandemia do coronavírus, infelizmente com perdas de entes queridos e de pessoas que ainda poderiam contribuir muito para o nosso país, vejo hoje ser urgente a necessidade de se aprofundar no Brasil os estudos técnicos de efetividade e viabilidade para ampliar a disponibilidade da vacina pneumocócica 23-valente para toda a população idosa acima de 60 anos no país” defende o senador paraense, Jader Barbalho (MDB).

Dados disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde mostram que ocorrem, em média, 272 mil casos de internações e mais de 71 mil mortes por ano de pessoas com mais de 60 anos por doenças pneumocócicas no Brasil. “Esses números revelam a vulnerabilidade da população acima dos 60 anos. Infelizmente temos dados suficientes que mostram que mais pessoas nessa faixa etária podem morrer em decorrência de doenças pneumocócicas”, alerta o senador.

Na última sexta, 13, Jader Barbalho encaminhou ao Ministério da Saúde uma indicação para que sejam aprofundados os estudos para incluir no Plano Nacional de Imunização a vacina pneumocócica 23-valente para todos os idosos acima de 60 anos, uma vez que hoje ela só é indicada para aqueles nessa faixa etária que vivem acamados, hospitalizados e para todos aqueles que vivem em instituições fechadas, como asilos, casas geriátricas e casas de repouso. “É necessário deixar claro que a vacina 23-valente é eficiente para 23 tipos de pneumococos, portanto, mais eficiente quando se trata da população idosa”, lembra o senador.

A vacina protege contra 23 tipos de pneumococos
📷 A vacina protege contra 23 tipos de pneumococos |Agência Pará

As doenças causadas pela bactéria pneumococo são importantes causas de mortalidade no mundo, principalmente em pessoas com idade acima de 60 anos. Desde agosto de 2014, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers For Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos recomenda o uso rotineiro de vacina pneumocócica conjugada em série com a vacina pneumocócica 23-valente para todos os pacientes com 65 anos ou mais. “A ideia é que o Sistema Único de Saúde (SUS) incorpore a vacina para a população nessa faixa etária”, defende Jader. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec, abriu uma consulta pública sobre a incorporação desta vacina para imunização da população de idosos contra as doenças pneumocócica no SUS.

CUSTO

Um estudo feito por um grupo de pesquisadores brasileiros mostra que o custo total de internações hospitalares por pneumonia registradas pelo SUS naquele ano foi de mais de R$ 267 milhões. “Essa situação pode ser agravada quando as doenças pneumocócicas são associadas às enfermidades crônicas que acompanham o envelhecimento, o que prejudica a saúde e o bem-estar do indivíduo, inclusive sua mobilidade, produtividade e independência”, avalia o estudo

As hospitalizações por conta de pneumonia aumentam com a idade e representam um impacto humano e econômico substancial para o Sistema Único de Saúde. Os últimos dados disponíveis são de 2015, e mostram que no Brasil, as pneumonias causaram 242.465 internações de adultos com idade a partir de 60 anos por pneumonia, e óbito de 43.112 pessoas vítimas nas mesmas condições. “Por todos esses motivos e para garantir a saúde da população idosa, encaminhei ao Ministério da Saúde a indicação para a realização de estudos técnicos de efetividade e viabilidade, para que o SUS forneça a vacina pneumocócica 23-valente para todas as pessoas acima de 60 anos no país”, concluiu o senador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias