plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS

Brasil extradita o “Rei da Cocaína” para a Itália

Rocco Morabito, um dos homens mais procurados da Itália, ficou foragido por mais de duas décadas e foi encontrado em João Pessoa, na Paraíba.

Imagem ilustrativa da notícia Brasil extradita o “Rei da Cocaína” para a Itália camera Ricco Marabito sobe em avião da Republica italiana para extradição | ANSA BRASIL

Rocco Morabito, conhecido como "rei da cocaína" e considerado um dos chefes da temida máfia calabresa, a "Ndrangheta", chegou à Itália nesta quarta-feira (6/7), após ser extraditado pelo Brasil, anunciaram a Interpol e as autoridades italianas. Ele é procurado desde 1995 pela Justiça italiana por associação ilícita e por tráfico de drogas. Foi preso em maio de 2021 no Brasil.

A "Ndrangheta" tem tentáculos espalhados por toda América Latina, assim como Morabito, de 56 anos, com fluidas relações com organizações criminosas latino-americanas. Morabito desembarcou escoltado por agentes do corpo dos Carabineiros italianos ao aeroporto de Roma-Ciampino e transferido para uma prisão de segurança máxima.

Condenado à 28 anos de prisão, pena que depois foi ampliada para 30 anos, ele foi detido em maio do ano passado junto com outro membro da 'Ndrangheta, Vincenzo Pasquino, originário de Turim. Ele era "um dos fugitivos mais procurados do mundo", disse a Interpol em um comunicado à imprensa.

Integrante da poderosa máfia calabresa 'Ndrangheta, Rocco Morabito era o segundo fugitivo mais procurado da Itália
📷 Integrante da poderosa máfia calabresa 'Ndrangheta, Rocco Morabito era o segundo fugitivo mais procurado da Itália |ANSA BRASIL

Com sua extradição, "envia-se uma mensagem forte: demonstra-se que nossa rede policial é mais poderosa do que a rede criminosa criada por grupos mafiosos", declarou o promotor antimáfia da Reggio Calabria, Giovanni Bombardieri.

Veja também:

Morabito havia sido preso em um hotel em Montevidéu, no Uruguai, em 2017, após viver por 13 anos com identidade falsa no balneário de Punta del Este. A Justiça uruguaia aprovou sua extradição para a Itália em 2018, mas, em junho de 2019, ele fugiu pelo telhado do Presídio Central de Montevidéu junto com outros três estrangeiros. Permanecendo foragido até ser preso em 2021, em João Pessoa, no nordeste do Brasil.

Ele é acusado de ter introduzido em torno de 592 quilos de cocaína em 1992, e 630 quilos, em 1993, na Itália.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias