Tradicionalmente no meio do ano, a restituição do Imposto de Renda acontece por lotes e acontece quando o contribuinte acaba pagando mais imposto do que deveria na declaração. Por esta razão, todo declarante tem direito de receber os valores enviados a mais com a devida atualização monetária.
Nesta semana, há a expectativa para que a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022 seja aberta até sexta-feira (22).
Veja também:
Aposentadoria e salário mínimo podem chegar a R$ 1.302
Governo quer antecipar pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600
A Receita Federal costuma abrir a consulta aos valores a receber da devolução sempre uma semana antes do pagamento, que ocorrerá no dia 29 de julho.
O dinheiro será creditado na conta informada no momento da declaração. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
CALENDÁRIO
Os pagamentos da restituição do IR conforme a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem fez a entrega logo no início do prazo, receberá primeiro a devolução.
O 1º lote foi pago em 31 de maio aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também aos contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.
Já o 2º lote foi pago em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março. Confira as datas para os próximos lotes:
- 3º lote: 29 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Apesar das datas fixas para o pagamento dos lotes, a Receita Federal não divulga a data exata de pagamento de cada contribuinte com antecedência. É necessário verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.
Para saber se o pagamento será liberado neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar