A movimentação de eleitores nas zonas eleitorais é muito grande e muita gente tem reclamado da demora para exercer a democracia nas eleições deste ano.
Neste domingo (2), em vários pontos do Brasil foram registradas longas filas devido a falhas na biometria, que ainda não é obrigatória em todo o país no pleito deste ano. As informações são do UOL.
Em São Paulo, tanto na capital como em Campinas (SP), eleitores enfrentaram problemas ao identificar a biometria, o que gerou reclamações e demora na hora de comparecer a cabina de votação.
O problema não é exclusividade do estado paulista. Em Redenção, sudeste do Pará, eleitores reclamam da demora na hora do voto, além de outros estados apresentarem falhas.
Mesários pedem a biometria para eleitores, até mesmo que não fez o cadastro biométrico, o que causa a demora. Vale lembrar que para aqueles que não realizaram o cadastro da biometria, basta apresentar o título com um documento com foto para votar.
Nas redes sociais, alguns internautas fazem o registro de filas e demora na hora de voto causados pela biometria.
Há um componente antidemocrático nas filas, visto que foram causadas por fechamento de seções, aglutinando seus eleitores em outras, e a dificuldade com a biometria. Estou há mais de hora para votar em uma seção que sempre.foi rápida
— D H Araújo (@D1972io) October 2, 2022
eu acho que as filas tão grandes por causa da biometria, não porque mais pessoas foram votar, mas vamos ver
— lucas (@thelukeset) October 2, 2022
Se alguém vai votar sem mta paixão política e vê as filas, dá meia volta e vai embora. Biometria q atrasa numa votação tensa como essa...seria melhor não ter. Imagina o caos 17h com os locais de votação lotados... basta um surto de alguém e boom
— Lulávio (@falavil) October 2, 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não se manifestou sobre o assunto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar