plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Lula viaja para cúpula em Cuba e assembleia da ONU nos EUA

Lula além de fazer discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York, ele vai participar da cúpula do G77 na China nesta sexta.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Lula viaja para cúpula em Cuba e assembleia da ONU nos EUA camera Lula viaja nesta sexta (15) a Cuba | Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da república

Nesta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma viagem a Cuba, para a Cúpula de Líderes do G77+China e para os Estados Unidos, onde participará da abertura da 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Os eventos acontecem nos dias 15 e 16 em Havana e dia 19 em Nova York.

A viagem a Cuba terá como tema “os desafios atuais para o desenvolvimento, papel da ciência, da tecnologia e da inovação”. Como temas oficiais, o evento vai abordar o aquecimento global, ciência e tecnologia. No evento estarão presentes mais de cem delegações diplomáticas e governamentais de alto nível da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Já na próxima segunda-feira (17), Lula segue para Nova York. A Assembleia Geral é um dos principais órgãos da ONU, reunindo todos os 193 países que hoje são membros da organização e tradicionalmente o Brasil abre a sessão, sendo seu chefe de Estado o primeiro a pronunciar seu discurso no que é chamado “Debate Geral”.

Durante o evento, o presidente irá se encontrar com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, com o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, além de outros chefes de Estados.

O tema proposto para essa sessão é “reconstruir a confiança e reavivar a solidariedade global, acelerando a Agenda 2030 e seus objetivos de desenvolvimento sustentável rumo à paz, à prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos”.

LEIA TAMBÉM:

Na ONU, Helder defende a união e a importância da COP 30

Helder e Huck se reúnem em evento sobre clima em Nova Iorque

Outro acontecimento durante o evento será o lançamento da iniciativa entre o presidente Lula e o presidente estadunidense, Joe Biden, na área dos direitos trabalhistas, propondo uma participação de todos os países que tenham interesse. Esse avanço será uma iniciativa global de Lula-Biden para o avanço destes direitos na economia do século 21.

A ideia é que um grupo de países, com apoio da Organização Internacional do Trabalho, crie uma agenda de discussão e programas de ação na área do “futuro do trabalho decente”, como definiu o Itamaraty.

A necessidade de ampliação do Conselho de Segurança, tanto na categoria de membros permanentes como de membros não permanentes, para maior legitimidade do conselho é um dos assuntos mais comentados pelo Brasil, é de se esperar que presidente Lula se manifeste sobre o tema em seu discurso, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

Ao todo, a comitiva brasileira para os EUA deve ser integrada por 24 congressistas, incluindo os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias