Quem dirige sabe que é preciso ter muita responsabilidade e estar atento as normas e regras do trânsitos para não cometer infrações ou por a sua segurança ou de outras pessoas em risco.
A partir da próxima segunda-feira (20), algumas regras de trânsito passam por algumas modificações. A nova modificações incluem películas escuras nos vidros, autorização para avançar com o carro, semáforo vermelho e outras. Confira:
CONTEÚDO RELACIONADO
- Dá Multa? Veja mitos e verdades sobre infrações no trânsito
- Agora pode furar o sinal vermelho? Entenda a nova lei
- Nova Lei de Trânsito: entenda as regras que mudaram
Farol baixo
Desde 2016 a legislação do trânsito tornou obrigatório o uso do farol baixo nas vias durante o dia. Na época, medida foi muito questionada pela população. Agora, com a nova leia, alguns casos não serão obrigados a ascender o farol durante o dia.
Agora, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está previsto que os carros que possuem DRL, a luz de condução diurna, estão desobrigado a ligar o farol baixo durante o dia nas rodovias. Para os veículos que não possuem o DRL, a regra se mantém como a anterior e será preciso acender nas vias.
Caso a regra seja violada, a infração é considerada média e o condutor pode ser multado em mais de R$ 130, além de quatro pontos na carteira de habilitação.
Sobre o insulfilm (películas)
Desde 2022, as regras para o uso do insulfilm, que deixa os vidros dos carros mais escuros, foram modificadas. A principal mudança é com caso de bolhas no para-brisa e nas laterais, que estão proibidos.
Além disso, houve mudanças na luminosidade que as películas deixam passar. A partir da nova regra, independente da cor, é preciso que o índice seja de no mínimo 70% de transmissão luminosa.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Regras do semáforo
Uma das mudanças significavas para esse tópico é a permissão da conversão à direita mesmo quando o semáforo estiver vermelho. Mas, para isso, é preciso que haja uma sinalização indicando que é possível fazer a manobra naquela área.
Vários municípios já aderiram a regra e sinalizaram com placas escritas "livre à direita".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar