Em meio à guerra, aos poucos, brasileiros vêm sendo tirados das zonas de conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza. Por meio da Operação "Voltando em Paz", 1.477 passageiros e 53 animais domésticos já estão em solo brasileiro.
Um grupo composto por 47 brasileiros cruzou a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito neste sábado (9) e aguarda o resgate por parte do governo brasileiro. Entre os resgatados, estão 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres (incluindo duas idosas) e quatro homens. Dentre eles, 11 são brasileiros com dupla nacionalidade palestina e 36 são palestinos.
Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) já está a caminho do Cairo, capital egípcia, para trazer todos de volta ao Brasil no 11º voo de repatriação da Operação Voltando em Paz.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, dos 102 brasileiros e familiares próximos listados para autorização de saída da Faixa de Gaza, 24 tiveram a saída negada, incluindo 7 brasileiros de origem palestina. Como resultado, alguns familiares dos não autorizados também acabaram desistindo. Dos 78 inicialmente previstos para autorização, apenas 47 conseguiram cruzar a fronteira.
Desde o início do conflito no Oriente Médio, 1.477 passageiros e 53 animais domésticos foram repatriados em dez voos da Força Aérea Brasileira. Com a inclusão desses 47 resgatados, o número total chegará a 1.524.
Após a chegada ao Egito, o grupo foi recebido pela equipe da embaixada brasileira e transportado em vans providenciadas pelo Governo Federal, em uma viagem de cerca de seis horas até a cidade do Cairo. Lá, receberão descanso, alimentação e avaliação médica. A previsão é de que o voo de retorno ao Brasil decole neste domingo.
A representação brasileira na Palestina, sob o comando do embaixador Alessandro Candeas, informou que aproximadamente 30 brasileiros permanecem em Gaza, distribuídos entre as cidades de Gaza e Rafah, além dos campos de refugiados de Nuseirat e Maghazi. A representação continuará acompanhando a situação e prestando assistência.
Conflito sangrento
O conflito entre Israel e o Hamas, que teve uma escalada histórica em 7 de outubro, resultou em ações extremas do grupo extremista no território israelense, desencadeando uma série de retaliações por parte de Israel na Faixa de Gaza, incluindo bombardeios e incursões terrestres. Até o momento, o conflito já causou milhares de mortes e tensionou diversos países do Oriente Médio.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
10 voos
Desde o início do conflito, a Força Aérea Brasileira conduziu dez voos com cinco aeronaves, resgatando 1.477 passageiros e 53 animais domésticos. Com a inclusão desses 47 resgatados, o número total de resgates chegará a 1.524. A operação envolveu cerca de 150 militares, 37 profissionais de saúde (incluindo 13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros) e foi realizada ao longo de 315 horas de voo, sobrevoando 16 países.
Voltando ao Brasil...
Cerca de 2,7 mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao Brasil por meio de um formulário online. Aqueles que não conseguiram lugares em voos comerciais foram atendidos pela Operação Voltando em Paz, com prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. O Ministério da Agricultura também esteve envolvido para garantir o retorno de animais domésticos aos seus donos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar