Quem costuma ser um entusiasta em apreciar a Lua, vai ter um motivo especial. Neste fim semana um raro fenômeno chamado de "paralisação lunar", conhecido como lunístico, poderá ser visto a partir desta sexta-feira (21).
O evento incomum acontece pela primeira vez em quase 20 anos e se caracteriza pelo nascer e pelo se pôr da Lua nos pontos mais distantes da eclíptica de seu ciclo, que se repete a cada 18,6 anos.
Para explicar de forma simples, isso significa que a Lua pode estar mais ao Norte ou ao Sul no horizonte, alcançando suas posições mais altas e baixas. Coincidentemente, as inclinações da Lua e da Terra acontecem no mesmo dia, durante o solstício de inverno no Hemisfério sul e do verão, no Hemisfério Norte.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
O evento traz o nascer da Lua mais a nordeste do horizonte, se pondo mais a noroeste, o que a deixará no céu por tempo prolongado. Infelizmente o fenômeno não poderá ser visto no Brasil e em outras regiões do Hemisfério Sul, somente no Norte.
Na cidade de Stonehenge, interior da Inglaterra, muitos curiosos já aguardam pelo fenômeno raro, entre moradores, turistas e cientistas, pois há relatos de que o monumento misterioso na Inglaterra foi construído com o objetivo de ver a paralisação lunar, uma vez que a estrutura de pedra fica completamente alinhada com a Lua durante o evento.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar