O Governo Federal disponibiliza para os trabalhadores todo ano a consulta acerca do direito ao recebimento do Abono Salarial Pis/Pasep. Têm direito ao benefício, aqueles trabalhadores da iniciativa privada e do funcionalismo público que estiveram empregados por pelo menos 30 dias do ano anterior e recebendo até dois salários mínimos.
A consulta ao abono de 2025 está disponível a partir desta quarta-feira (5). O pagamento começará a ser realizado a partir de 17 de fevereiro.
Quem tem direito?
Para ter direito ao abono salarial de 2025 PIS/PASEP, o trabalhador precisa estar inscrito há, no mínimo, cinco anos no PIS/PASEP e o empregador tenha informado os dados corretos na Rais (Relação de Anual de Informações Sociais) até maio de 2024.
O PIS é pago pela Caixa Econômica a trabalhadores da iniciativa privada e o Pasep é depositado pelo Banco do Brasil a servidores públicos. A partir de 2025, a ideia do governo é fazer com que o valor que dá direito ao abono seja corrigido apenas pela inflação e não pela regra do salário mínimo, que tem reajuste real. Logo, o benefício será limitado a quem ganha até um salário mínimo e meio em 2035.
Para realizar a consulta, o trabalhador pode realizar por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal Gov.br. É preciso ter senha do portal, utilizando o número do CPF, e fator de identificação de segurança como biometria.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Novo salário mínimo terá poder de compra limitado; entenda
- Veja o calendário do PIS/Pasep para 2025
- Transações via Pix caem após onda de fake news de taxação
CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO
Quer mais notícias de Serviço? Acesse nosso canal no WhatsApp
Mês de nascimento - Data de pagamento
- Janeiro - 17 de fevereiro
- Fevereiro - 17 de março
- Março e abril - 15 de abril
- Maio e junho - 15 de maio
- Julho e agosto - 16 de junho
- Setembro e outubro - 15 de julho
- Novembro e dezembro - 15 de agosto
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar