
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial em homenagem à morte do Papa Francisco. Em nota divulgada à imprensa, Lula expressou seu pesar pela perda do pontífice argentino, reconhecido por atuar a favor de causas como a solidariedade, paz mundial e no acolhimento de pessoas vulneráveis.
Na nota, o presidente ressaltou a importância do trabalho feito por Francisco. “Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.
Lula também destacou a atuação do Papa em ações de defesa dos pobres, refugiados e jovens. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, completou Lula.
Conteúdos relacionados:
- Morre o papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano
- Novo papa pode ser africano; veja os principais candidatos
- Caixão simples e 9 dias de funeral: o velório de papa Francisco
Papa Francisco também teve destaque em debates relacionados às questões ambientais. Segundo o presidente Lula, com simplicidade, coragem e empatia, o pontífice levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades.
Além disso, Lula compartilhou as memórias de encontros que teve com o Papa. De acordo com ele, esses momentos fortaleceram a relação entre os dois líderes e eram marcados por discussões sobre paz, igualdade e justiça.
“O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações”, concluiu o presidente.
Encontros entre Lula e Papa Francisco
O presidente Lula e o Papa Francisco se encontraram de forma oficial em três ocasiões ao longo dos últimos anos. O primeiro encontro aconteceu no dia 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano, onde eles conversaram sobre temas como solidariedade e combate às desigualdades.
Já o segundo encontro entre os líderes aconteceu no dia 21 de junho de 2023, também no Vaticano, com foco em questões globais como a promoção da paz e a preservação ambiental.
O último encontro entre Lula e Francisco foi no dia 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7, na Itália, quando o Papa fez um pronunciamento sobre ética no uso da inteligência artificial e condenou as armas autônomas letais. Durante a reunião, eles reafirmaram o compromisso deles com a luta contra a fome e as desigualdades.
Em fevereiro deste ano, a primeira-dama Janja também se encontrou com o Papa Francisco em Roma, onde ela agradeceu as orações pela saúde de Lula e discutiu a situação das mulheres e meninas afetadas pela fome e a pobreza.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar