
Na última quarta-feira (9), uma medida internacional abalou as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, fazendo com que uma onda de comentários surgisse nas redes sociais.
O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre o Brasil provocou uma onda de críticas de internautas brasileiros nas redes sociais do estadunidense. Comentários defendendo a soberania nacional e símbolos patrióticos como a bandeira do Brasil tomaram conta do perfil oficial de Trump no Instagram.
As mensagens começaram a aparecer logo após o líder divulgar a medida no último domingo (6), coincidindo com o encerramento da Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro. Em uma publicação que celebrava o Dia da Independência dos EUA, internautas deixaram recados como: “Respeite a soberania do Brasil” e “Você esqueceu da maior regra do mundo! Não mexa com brasileiros”.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Trump taxa Brasil em 50%, ataca eleição e cita Bolsonaro
- Lula reage a Trump e diz que taxação em 50% será respondida
Outros comentários surgiram em um post sobre as enchentes no Texas, onde usuários brasileiros aproveitaram para exaltar o Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros países emergentes. A iniciativa, segundo Trump, estaria promovendo ações “antiamericanas”, o que motivou novas ameaças tarifárias por parte do republicano a aliados do grupo.
A reação virtual também se intensificou após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciar nas redes sociais. Por meio do X (antigo Twitter), Lula afirmou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e destacou a independência das instituições nacionais. A fala do presidente foi amplamente repercutida nos comentários do perfil de Trump, com frases como “O Brasil é soberano” e imagens da bandeira nacional.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
Diante do volume de mensagens, os comentários nas publicações mais recentes do presidente americano foram restringidos. Até o momento, não há confirmação se a medida foi motivada especificamente pela mobilização brasileira.
A tarifa de 50% anunciada por Trump está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto. O norte americano divulgou a decisão por meio de uma carta endereçada a Lula, publicada em sua rede social, a Truth Social. No texto, ele criticou o tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que a nova taxação responde a uma relação comercial que considera “injusta”.
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma desgraça internacional. Este julgamento é uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, escreveu Trump.
Em resposta, Lula declarou que o governo brasileiro analisará o caso com base na Lei de Reciprocidade Econômica.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar