Faltando poucos dias para o início das procissões do Círio, os fiéis e romeiros já estão na reta final da organização para participar da grande festa religiosa e cultural paraense. Após um hiato de dois anos, por conta da pandemia de covid-19, a expectativa é de que a edição de 2022 seja uma das maiores entre os 229 anos de história desta imensa manifestação religiosa que ocorre em Belém.
Como parte da preparação, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) anunciará nesta quarta-feira (5) mais detalhes sobre o esquema montado para as procissões do Círio em 2022, que visa garantir a segurança e a tranquilidade de fiéis, romeiros e turistas durante a quadra nazarena.
Veja também:
Círio 2022: um percurso de 79 quilômetros de fé
Acompanhe ao vivo a abertura oficial do Círio de Nazaré 2022
A Segup coordenará 17 ações que envolvem a festividade do Cirio de Nazaré, incluindo 13 procissões, três eventos relacionados ao período da festividade e uma ação de apoio à Diretoria da Festa, que é a “Caminhada dos Romeiros”.
Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além de orgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que são planejadas há meses. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas.
A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de órgãos parceiros, municipais e federais.
MONITORAMENTO
A partir de 7h da próxima sexta-feira (7), será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC) em Belém, onde estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Pará, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.
Uma das novidades da "Operação Círio 2022" é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no Largo do Redondo, no bairro de Nazaré, em Belém.
O local escolhido integra o percurso das maiores procissões da festividade. O trajeto terá monitoramento por câmeras de vídeo, cujas imagens serão observadas por agentes dos órgãos do sistema de segurança.
De acordo com a Segup, o acompanhamento em tempo real visa garantir celeridade em qualquer eventual necessidade de tomada de decisão frente a intercorrências. O "CICC Móvel" também funcionará como um ponto de apoio para os agentes de segurança e para a população.
Além disso, serão instalados 20 pontos de observação no percurso da Trasladação e Círio, de onde será também observada toda a movimentação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar