Ao som de Ave Maria na voz da cantora marabaense Nilva Nurjack e da presença no palanque do bispo de Marabá, Dom Vital Corbellini, a homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, com a marcha de uma pequena procissão foi um dos destaques do Desfile de 7 de setembro em Marabá que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), no sudeste paraense.

A homenagem é por conta da proximidade do Círio de Nazaré que acontece no segundo domingo de outubro em Belém e no terceiro domingo do mesmo mês em Marabá.

A programação do desfile, que já é tradicional em Marabá iniciou às 7h30, com o hasteamento da Bandeira. Em seguida, às 8 horas, o desfile propriamente dito começou na Avenida Antônio Maia, com apresentação da Banda Municipal, com 300 componentes.

E o primeiro pelotão a se apresentar foi o da inclusão social, formado por 100 alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), que desfilaram na avenida, levando a bandeira do patriotismo, carregando faixas e com uma banda marcial própria.

Ao todo, 31 escolas e entidades passaram na Avenida Antônio Maia, em um dos desfiles mais robustos que a cidade já teve, colocando em debate o tema “Educação: Ação colaborativa, responsabilidade e sustentabilidade”.

Por fim, os militares entraram na avenida na seguinte ordem: Guarda Municipal, Bombeiro Militar, Polícia Militar e Exército Brasileiro, fechando como uma das atrações mais esperadas pela população. Para o General da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, Eugênio Pacelli, o evento representa o civismo e patriotismo da sociedade. “Isso pra gente representa a nossa participação nesse dia glorioso da nossa pátria. Essa prova de civismo absoluto e patriotismo que está sendo dado pela sociedade de Marabá e nos deixa muito felizes podermos participar com minhas tropas no ramo militar”, disse o general em discurso.

“Essa é uma integração muito grande que vai resgatando o patriotismo, o dia 7 de setembro é o dia mais importante do nosso país, quando o Brasil deixou de ser colônia e virou um país autônomo”, finalizou o Prefeito de Marabá, Tião Miranda.

(Jéssica Ribeiro/Marabá)

MAIS ACESSADAS