plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CÍRIO 2021

Barquinhos de miriti tomam conta do lago do TCE

A diversidade de formatos e cores dos barquinhos chamam a atenção de quem circula pelo local

Imagem ilustrativa da notícia Barquinhos de miriti tomam conta do lago do TCE camera Reprodução/Assessoria

O Círio de Nazaré está chegando, e com ele, a cidade começa a ficar repleta de homenagens à padroeira dos paraenses. Um dos locais mais procurados durante esse período de festa é o lago do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), no bairro de Nazaré, em Belém.

O TCE-PA abre sua programação cultural alusiva ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2021 na próxima quinta-feira (30), com a tradicional exposição “Canoas de Promesseiros”, que enche de cor os espelhos d’água da fachada da corte de contas, no bairro de Nazaré. A abertura ocorre às 18 horas e a mostra segue aberta à visitação gratuita até 24 de outubro.

Este ano a exposição tem como tema “A arte do miriti: um sopro de cultura”. Idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves há 11 anos, a exposição apresenta aos visitantes barquinhos de miriti de diferentes formatos e cores, em homenagem ao Círio Fluvial. A proposta da exposição é mostrar ao público a importância dos artesãos e do miriti para a cultura local.

Grupo RBA recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Pelo segundo ano consecutivo haverá a exibição de imagens na lateral do prédio, completando o cenário lúdico da exposição “Canoas de Promesseiros” que deve atrair novamente pessoas de todas as idades. Este ano, haverá também venda de artigos de miriti comercializadas diretamente pelos artesãos.

Fotografias

Concomitante à “Canoas dos Promesseiros”, será realizada a exposição “A fé e o belo na cidade de Belém”, da fotógrafa Soraya Montanheiro, no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo. A exposição de fotografias traz 15 registros de momentos da maior festividade religiosa do Brasil, produzidas a partir de 2014.

As fotos apresentam o olhar do participante do Círio em diversas ocasiões, desde a contemplação da paisagem da Baía do Guajará, da Catedral Metropolitana, aos anjinhos da procissão e à manifestação das mulheres devotas à Virgem de Nazaré.

Basílica: lugar para os cheios de fé e gratidão

Soraya Montanheiro começou sua carreira fotográfica há 18 anos e, em 2010, estudou no International Center of Photography (ICP), em Nova York, onde se especializou em impressão fine art e montagem de fotolivros. Participou de exposições no Harbourfront Centre, em Toronto, Canadá, com o ensaio “Minhas Amigas com a Cabeça no Brasil”; “Street Food” em Ribeirão Preto (SP) e na convocatória “Ritos e Rituais” do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), de 2016.

Participe

Abertura exposição “Canoas de Promesseiros”

Quando: Quinta-feira, 30, às 18h

Onde: Edifício-sede do TCE-PA (Travessa Quintino Bocaiúva,1585, esquina com Av. Nazaré)

Barquinhos de miriti tomam conta do lago do TCE
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias